Câmara adapta Edifício para Centro de Emergência e de Proteção Civil de Fafe

A Câmara Municipal de Fafe deu início à reabilitação de um edifício existente em Calvelos que se encontrava devoluto desde 2009, dando-lhe uma nova finalidade, adaptando-o para Centro de Emergência e de Proteção Civil de Fafe. Com esta obra pretende-se criar um espaço modelo no âmbito das competências da Proteção Civil no patamar municipal, albergando num só espaço todas as atividades diárias do serviço e permitindo a sua utilização em funções diferenciadas face às eventuais situações de emergência, funcionando como estrutura de coordenação politica/institucional, estrutura operacional, e/ou como Posto de Comando Operacional. O Centro será dotado de condições físicas e de recursos tecnológicos essenciais para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas competências de coordenação institucional.

A criação deste centro tem como objetivos dar resposta imediata a situações de emergência, funcionar como sustentação logística de desalojados bem como dos dispositivos de resposta operacional ativados, rentabilizar o conhecimento e serviços do território tornando a resposta mais profícua e completa e incrementar a qualidade das ações de prevenção e de identificação do risco. Desta forma pretende-se potenciar recursos, evitando a duplicação de estruturas, e a monitorização em permanência da área do município.

Este projeto é financiado em 85% pelo Programa Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.