O Município de Fafe formalizou, esta manhã, a aquisição das obras do pintor fafense, Orlando Pompeu, que constituirá o espólio da Galeria de Arte e do futuro Centro Cultural Orlando Pompeu, projetado para o antigo armazém da Estação Ferroviária.
Na ocasião, Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revelou que “este reconhecimento da vida e obra de Orlando Pompeu é uma justa homenagem, tendo em conta a sua longa carreira e reconhecimento nacional e internacional da sua obra.
Com este gesto, Fafe perpetuará a sua obra e torná-la-á acessível a todos os fafenses e àqueles que de fora virão para ter a possibilidade de contactar ao vivo com as diferentes fases da obra de Orlando Pompeu.”
Orlando Pompeu agradeceu “este gesto da parte do Município e, em especial, o empenho do Senhor Presidente nesta decisão. Ficarei eternamente grato por ver na minha terra mãe uma grande parte do meu espólio, esperando que haja uma dinâmica deste novo Centro Cultural para organizar exposições temporárias em torno das diferentes fases e temáticas da minha obra.”
Recorde-se que o Município de Fafe vai realizar obras de reconversão e ampliação da antiga estação ferroviária de Fafe, um projeto que visa a valorização do espaço onde se encontra implantado aquele equipamento. Com este projeto pretende-se homenagear o passado, integrando-o num edifício voltado para o futuro.
A obra consiste no restauro do edifício existente, devolvendo-o à sua traça original, bem como à sua ampliação, possibilitando a sua reconversão e integração num conjunto arquitetónico mais alargado e com uma função que somente a sua área não poderia desempenhar.
O novo espaço terá uma utilização multifuncional, com uma área destinada a galeria de arte, para a realização de exposições permanentes e temporárias, uma outra de salvaguarda e promoção da memória e ainda um espaço de conferências/auditório com lotação para 100 lugares sentados.