810_0820a.jpg
Câmara de Fafe assina protocolos para o combate à vespa velutina e prevenção de incêndios florestais

A Câmara Municipal de Fafe celebrou, esta manhã, protocolos de colaboração com a COFAFE, que visam o controle e monitorização do avanço no combate à disseminação da vespa velutina (vespa asiática) e ainda acções de silvicultura preventiva e de protecção civil.

Através da sua equipa de Sapadores Florestais, a COFAFE compromete-se a estabelecer medidas de controlo do avanço da vespa asiática, no mais curto espaço de tempo possível, através da destruição de ninhos, ficando ainda obrigada a remeter um relatório das actividades, bem como a informar semanalmente os ninhos cuja destruição não é possível.

Para suportar as acções de prevenção e fazer face às despesas dos meios técnicos e humanos envolvidos, o Município de Fafe atribui um apoio financeiro de 20 mil euros.

Para além deste apoio, o Município de Fafe atribui mais 20 mil euros à associação para assegurar medidas preventivas dos incêndios florestais, através de acções de silvilcultura. Neste protocolo, a COFAFE compromete-se a proceder à gestão de combustível e manutenção e beneficiação de infraestruturas, realizar ações de limpeza de vegetação em parques, zonas de lazer, zonas verdes e outras áreas florestais definidas pela autarquia e ainda proceder ações de vigilância, primeira intervenção, apoio no combatem rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Ficou formalizada ainda a colaboração entre a COFAFE e o Serviço de Proteção Civil do Município de Fafe.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, destaca a importância deste protocolo para garantir a segurança da população.

A assinatura deste protocolo procura ir ao encontro de um contributo para a solução de dois problemas importantes. Em primeiro lugar, com o protocolo da silvilcultura preventiva, procuramos manter as matas limpas e, portanto, reduzir o risco de incêndios. O outro tem que ver com o combate a uma praga, a vespa velutina, que, como todos sabemos, incomoda e assusta as pessoas.

Estes 40 mil euros representam um investimento e uma colaboração entre o Município e a Cofafe que tem sido e continuará a ser um parceiro privilegiado, neste tipo de actividades.”

António Teixeira Alves, Presidente da COFAFE, explica que “este é um serviço à comunidade prestado pela Cooperativa em colaboração estreita com o Município. Junta-se aqui uma necessidade à capacidade de a resolver, de uma forma economicamente vantajosa.”