810_7413a.jpg
Câmara de Fafe atribui apoio de 211 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fafe

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, assinou, ontem, protocolos de apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, aprovados, por unanimidade, na última reunião de câmara, no valor total de 211 mil euros.

O protocolo representa o subsidio ordinário atribuído pelo Município no valor de 130 mil euros, mais 5 mil euros relativamente ao apoio transferido o ano passado.

No valor de 61 mil euros, foi atribuído um apoio destinado ao programa de Socorro de Transporte de acidentados e doentes, levado a cabo pela Corporação, renovando-se um compromisso do ano anterior.

Recorde-se que este apoio garante uma uma equipa, constituída por cinco elementos, com a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro e transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar no âmbito do sistema integrado de emergência médica à população. Desde 1 de Janeiro de 2017, altura em que foi celebrado um primeiro acordo para este apoio, o Município de Fafe comparticipa, na íntegra, todos os custos decorrentes da remuneração dos elementos desta equipa. A par desta equipa, suportada integralmente pela Câmara Municipal, existe uma outra equipa que aufere também de um apoio do Município.

O último apoio relaciona-se com o 43º Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, que decorreu, em Fafe, em Outubro de 2017, e contou com a participação de mais de 900 bombeiros. Para o apoio à realização deste evento, o Município atribui 20 mil euros.

Pedro Frazão, Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Fafe, revela satisfação por ver ‘renovado este compromisso entre a Câmara Municipal de Fafe e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de trabalharem em prol dos fafenses. Precisamos de meios financeiros para fazer face às necessidades e responder, com prontidão, à população e,

A nossa instituição conta já com 33 profissionais e as responsabilidades tem vindo a crescer. O apoio ordinário hoje atribuído, o apoio à equipa e ainda o subsídio para a realização do Congresso da Liga de Bombeiros Portugueses são ajudas importantes para aquilo que é a gestão diária da nossa instituição que, felizmente, não tem passado por sobressaltos financeiros nos últimos anos.”

Nesse sentido, renovamos os agradecimentos à Câmara pela forma como encara a Associação.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, considera estes protocolos uma forma relevante de apoiar os Bombeiros Voluntários, estreitando relações de cooperação, ao mesmo tempo que desempenha um papel determinante na concretização do serviço de socorro e transporte de doentes, na proteção civil e no trabalho meritório que a Corporação desenvolve diariamente.

Este é um dia importante, porque se consagra uma colaboração estreita de há vários anos com a Associação de Bombeiros Voluntários de Fafe. Esta é uma instituição que nos orgulha muito pelo trabalho que tem feito em prol de Fafe e da segurança e da qualidade de vida dos fafenses, que só beneficiam deste bom entendimento.”

Desde segunda-feira, altura em que a Delegação de Competências foi aprovada pela Assembleia Municipal, este apoio tem um apoio legal mais robusto e sólido. Se haveria a possibilidade, embora remota, de se colocarem questões legais sobre estes apoios, a partir do momento em que esta competência passa a ser reconhecida na lei como uma das funções do município, essas questões ficam salvaguardadas.”

É pouco frequente encontrar municípios que tenham mais EIP’s – Equipas de Intervenção Permanente - do que aquelas co-financiadas pelo Poder Central, e isso acontece aqui em Fafe, face à necessidade de dar resposta aos pedidos da população. Passamos, por isso, a ter duas equipas de 10 homens prontos para qualquer situação de socorro.”

Recorde-se que a Associação Humanitária de Bombeiros de Fafe tem, neste momento, cerca de 85 Bombeiros Voluntários.