810_5026a.jpg
Câmara de Fafe celebra protocolo para comparticipação de medicamentos a famílias carenciadas

O Município de Fafe assinou, esta manhã, um protocolo com a Associação Dignitude, com o objetivo de garantir à população mais carenciada do concelho o acesso a medicamentos. A disponibilização dos medicamentos será feita através do projeto ”Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa da Associação Dignitude, que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, destacou a importância deste protocolo no dia a dia das famílias mais carenciadas.

Este protocolo insere-se na nossa política de proximidade e apoio às famílias mais carenciadas do concelho. Temos já um vasto conjunto de programas de apoios sociais que fazem a diferença na vida das pessoas, proporcionando-lhes um dia a dia com dignidade e mais conforto.

Hoje, com a Associação Dignitude, estamos a minimizar um dos grandes problemas destas famílias, relacionado com a dificuldade no acesso aos cuidados de saúde, em concreto, à disponibilização dos medicamentos.

O ano passado, o Município apoiou mais de 170 famílias na compra de medicamentos, num investimento total que rondou 18 mil euros. Este apoio faz parte do Programa de Emergência Social que, para além da ajuda na compra de medicação, auxilia ainda o pagamento de despesas correntes com luz, água e gás.

A nossa responsabilidade é ajudar quem precisa. Esta é uma das grandes prioridades deste Executivo e a para a qual temos despendido grande empenho e esforço. Só resolvendo a pobreza é que estaremos em condições de resolver todos os outros problemas”., concluiu.

Francisco Faria, da Associação Dignitude, explicou, na ocasião, que “nos últimos dois anos, este programa já apoiou cerca de 3000 pessoas, através de 160 mil embalagens de medicamentos. 25 % destas pessoas apoiadas são crianças, até aos 18 anos.”

A partir da próxima semana, vai decorrer, nas farmácias aderentes, uma campanha de angariação de fundos para este programa, “Dê Troco a Quem Precisa”, que convida os portugueses a doar o troco das compras ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos.”

A Dignitude tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social. O programa “Abem” tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica e que seja portador de receita médica. A sua operacionalização está alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas.

A referenciação das famílias apoiadas por este projeto será feita pelo Serviço de Ação Social do Município de Fafe.