A Câmara Municipal de Fafe vai distribuir árvores pelas escolas e instituições do concelho.
Ao todo serão 500 as árvores a entregar, 360 nas escolas e 140 pela comunidade, uma iniciativa integrada na “Semana da Primavera Biológica”, da plataforma “Vamos Plantar Portugal”, que se realiza de 16 a 22 de março. A iniciativa pretende envolver escolas e municípios na promoção da Agricultura biológica e sensibilização da população, em especial das camadas mais jovens da importância da preservação das árvores ao nível do equilíbrio ambiental e da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Cada escola terá a oportunidade de abordar o tema com os alunos e por em prática com a plantação de uma árvore, no local que escolherem, uma árvore que se pretende que adotem, preservem e acompanhem o desenvolvimento.
Para a vereadora do ambiente, Helena Lemos, com esta iniciava pretende-se, para além de assinalar o dia árvore, sensibilizar para a importância da preservação e valorização das florestas para um futuro mais saudável e sustentável.
“Com esta iniciativa, pretendemos sensibilizar para a importância da preservação da natureza e da floresta junto da comunidade escolar considerando as escolas e os alunos como os melhores educadores da sociedade em geral. Ao mesmo tempo, queremos chamar a atenção da comunidade e proprietários florestais para as boas praticas de manutenção e preservação dos terrenos florestais e da obrigação legal de gestão das faixas de combustível na proximidade dos aglomerados urbanos, para proteção de pessoas e bens, sendo esta a altura em que se deve por em prática a limpeza das matas”, explicou a vereadora, lembrando ainda que sábado, dia 21, no período da manha, na praça 25 de Abril “serão distribuídas árvores, espécies autóctones, e um folheto explicativo sobre com o tema . Nesta iniciativa participarão a Gnr e o Gips, entidades com responsabilidade na fiscalização e sensibilização que estarão disponíveis para esclarecimento neste domínio”, revelou Helena Lemos.