imagem_1209_0001.jpg
Câmara de Fafe implementa e-paper

A Câmara Municipal de Fafe implementou nos serviços da Autarquia, a partir do dia de hoje, o e-paper, uma solução informática que permite a recepção e tramitação digital dos processos de Urbanismo.

Este é um projecto que procura promover a simplificação, automação e desmaterialização dos procedimentos administrativos relacionados com a gestão urbanística.

Durante a apresentação desta nova ferramenta, Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que este projecto “surge pela necessidade de proceder à tramitação dos processos em papel para o digital, de todo o tipo de processos urbanísticos, num conceito de simplificação e desmaterialização dos projectos.

Este é mais um importante passo em todo um trabalho que tem vindo a ser implementado na Autarquia, com o objectivo mais amplo de simplificar a vida às pessoas e tornar os serviços mais eficientes, mais rápidos e mais transparentes.

“Um computador e uma ligação à Internet é tudo o que precisa para poder aceder ao e-paper. Acreditamos ser uma mais valia para os munícipes.”, remata o autarca.

Eugénio Marinho, Vereador do Pelouro do Urbanismo, explica que “o e-paper é uma solução de gestão digital de ficheiros, que permite abolir a necessidade primordial da utilização do papel. É um projecto que há muito ambicionávamos e que está integrado na estratégia do Município de desmaterialização de processos de obras particulares.”

Num primeiro momento, os documentos poderão ser entregues das duas formas, em papel ou via informática, permitindo-se, assim, uma adaptação ao processo por parte dos munícipes e funcionários da autarquia. Findo esse período de transição, a entrega de documentos será feita apenas pela via digital.

A informação relativa aos procedimentos para a apresentação e instrução dos processos urbanísticos em suporte digital poderá ser encontrada no site do Município de Fafe.