75341227_2488608514519929_112049241416794112_o.jpg
Câmara de Fafe inaugura novas instalações do Canil Municipal

Foram, hoje, inauguradas as novas instalações de alojamento animal do Canil Municipal. A obra, que contou com um investimento por parte do Município de mais de 316 mil euros, vai devolver melhores condições aos cerca de 240 animais errantes que lá estão alojados ou, temporariamente, em famílias de acolhimento.

As novas instalações do Canil Municipal têm uma área de implementação de 750 m2 e dispõem de 40 boxes, uma zona interior coberta, uma zona exterior coberta e um pátio exterior descoberto. A localização deste edifício foi articulada com as pré existenciais, nomeadamente a vegetação, morfologia do terreno e a exposição solar, de forma a promover as melhores condições de funcionamento.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revelou, no momento da inauguração, a sua satisfação por ver concretizada esta obra que se reveste de especial importância para o concelho, inserido-se nas políticas de proteção animal que a autarquia tem vindo a desenvolver. O autarca apelou ainda ao sentido de responsabilidade de cada cidadão para a o flagelo do abandono animal.

Raul Cunha aproveitou a ocasião para agradecer a a todos os voluntários que colaboram com a ADDAF, pelo seu "esforço e dedicação", e aos que ajudaram à concretização da obra, desde os técnicos da câmara aos decisores políticos, nomeadamente José Baptista, ex-vereador da Proteção Animal, que teve "carinho e preocupação na defesa dos animais" e à vereadora Márcia Barros que "herdou a causa e não a deixou cair".

O edil recordou que a obra partiu do projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2016, no valor de 75 mil euros. "Perante aquele desafio entendemos que era uma oportunidade não de nos limitarmos a comprar novas jaulas, mas que podíamos dar um salto mais longe, criar um espaço com maior dignidade e qualidade, daí avançarmos para este projeto que agora se conclui esta fase".

O autarca assinala que ainda "há muito trabalho a fazer nestas instalações" e garante estarem "atentos a oportunidades de financiamento nesta temática da proteção animal."

A Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF) é, neste momento, a entidade responsável pelo trabalho de voluntariado no Canil Municipal, com quem o Município tem estabelecido vários protocolos para aumentar os índices de eficácia no funcionamento do Canil Municipal e a criação de uma melhor qualidade de vida para os animais alojados.

Viviane Ramos, Presidente da ADDAF, mostrou-se muito emocionada e falou 'num sonho concretizado. A ADDAF não poderia estar mais feliz com este momento. Foram 13 anos à espera de dar bom alojamento aos nossos cães. Hoje os nossos cães têm dignidade, um espaço com todas as condições, são bem tratados e saudáveis. Estamos muito felizes e agradecidos por este projeto se ter tornado realidade".