810_7939a.jpg
Câmara de Fafe mantém aposta nas políticas para o envelhecimento ativo

A Câmara de Fafe renovou o protocolo com a delegação de Fafe da Cruz Vermelha para o apoio aos centros de convívio. A decisão foi aprovada, por unanimidade, pelo Executivo Municipal, na última reunião de câmara.

A parceria do Município de Fafe com a Cruz Vermelha visa a dinamização dos centros de convívio do concelho, através da Equipa UNIR, permitindo, assim, a criação e manutenção de atividades e garantindo um trabalho concertado e eficiente na promoção da cidadania e envelhecimento ativo dos residentes nas diversas freguesias.

A equipa responsável pela respetiva dinamização - UNIR (Unidade de Intervenção e Recursos) - tem vindo a desenvolver diversas atividades junto dos seniores, de forma a promover o envelhecimento ativo e participativo.

A UNIR tem o apoio constante da Câmara Municipal, mas também da ação de um conjunto de voluntários, de agentes locais e entidades parceiras, sempre que se considere pertinente.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, esta é uma aposta ganha e um projeto que se justifica pela necessidade de acompanhar a comunidade sénior e promover a sua participação em atividades sócio-recreativas e culturais.

Este projeto, desenvolvido em parceria com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, assenta na vontade constante do Município em promover a diminuição do isolamento social e da construção de novos laços sociais bem como dar oportunidade aos nossos seniores  envelhecerem de uma forma saudável e ativa.

Desde a primeira hora, que este é um projeto em que acredito, não só pelo excelente trabalho que as equipas têm promovido, mas também pelo feedback muito positivo que temos recebido dos utentes destes centros de convívio e das próprias juntas de freguesia.

A UNIR conseguiu desenvolver um conjunto de ações importantes junto dos nosso seniores, sem nunca ter interferido na forma de gestão dos Centros de Convívio. Houve um respeito pela autonomia de cada um e, isso, é fundamental.”

Recorde-se que a Equipa UNIR dinamiza, neste momento, 15 Centros de Convívio no concelho de Fafe, que acolhem, no total, 265 utentes.