cmf4.jpg
Câmara de Fafe mantém derrama, taxa mínima de IMI e descontos familiares

O Executivo Municipal de Fafe aprovou, na última reunião de câmara, a manutenção das taxas de IMI e Derrama para o próximo ano.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mantém-se na taxa urbana mínima de 0,3% e a taxa rústica nos 0,8%.

A Dedução Fixa para agregados familiares varia em conformidade com o número de dependentes. Quando se trata de um único dependente, aplicam-se 20 euros de dedução fixa; Dois dependentes representa uma dedução de 40 euros; Três ou mais dependentes terá uma dedução de 70 euros.

A Derrama está fixada em 1,2 %, estando isentos os sujeitos passivos, cujo volume de negócios, do ano anterior, não ultrapasse os 150 mil euros.

A Autarquia tem como principal preocupação as pessoas. Nestes termos e com o objetivo de conseguirmos um desenvolvimento social equilibrado no nosso concelho, mantemos as taxas de IMI e Derrama", assinala o Presidente da Câmara, Raul Cunha, acrescentando que “mantemos a preocupação constante no apoio às nossas empresas. Para nós, as pequenas e médias empresas têm um papel fundamental na criação e manutenção de emprego no concelho.

O nosso objetivo é, gradualmente, aliviar a carga fiscal às famílias e às empresas, numa lógica responsável, tendo em conta o princípio da estabilidade fiscal e a posição de município familiarmente responsável. Estas medidas só são  possíveis porque a Autarquia tem uma boa gestão e as contas equilíbradas."

Recorde-se que esta proposta será submetida a aprovação da Assembleia Municipal.