dsc_6494a.jpg
Câmara de Fafe mantém política de apoio para a requalificação de habitações

No âmbito do Programa para a Melhoria de Habitação de Agregados Familiares Carenciados, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, entregou cheques no valor de cerca de 30 mil euros, a sete famílias do concelho para recuperação das suas habitações.

O programa, que existe há já 20 anos, tem como objetivo apoiar famílias que vivem sem o mínimo de condições de habitabilidade e sem recursos económicos para efetuar obras de reparação nas respetivas casas, dotando-as de melhores condições de habitabilidade.

Raul Cunha referiu que “a autarquia tem, desde a primeira hora, como prioridade, ajudar a resolver alguns dos problemas das famílias mais carenciadas do concelho.”

No dia em que comemoramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, concretamente a defesa dos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres e se declararam resolvidos a favorecer o progresso social e a instaurar melhores condições de vida, o Município de Fafe reitera a continuidade das políticas sociais de apoio às famílias e aos Munícipes que desde sempre defendemos.

Neste programa vertemos as políticas que desenhámos para o desenvolvimento do nosso Município, procurando sempre colocar as pessoas em primeiro lugar e, neste caso, ajudá-las naquilo que é um direito consagrado: o direito à habitação, com condições dignas, proporcionando-lhes uma vida melhor e mais feliz.
O Autarca lembrou ainda que “a Câmara Municipal de Fafe tem condições e vontade para continuar a ajudar as famílias, mas, para isso, é necessário que os munícipes nos façam chegar as suas necessidades. Este programa não é caridade, nem um favor Este apoio é um direito e, como tal, quem cumpre os requisitos e precisa de ajuda não deve deixar de a solicitar. É um contributo que o Município dá para que as pessoas vivam com mais qualidade e conforto.

Ao todo, desde que o programa foi lançado, em 1998, pelo então vereador com o pelouro de Ação Social, Raul Cunha, a autarquia fafense já apoiou a recuperação de habitações de 600 famílias, num investimento total de 5 milhões de euros.

Neste programa, para além do apoio financeiro, a Câmara Municipal presta ainda apoio técnico, de projeto e fiscalização de obras.