810_7331a.jpg
Câmara de Fafe transfere 20 mil euros para a prevenção de incêndios florestais

A Câmara Municipal de Fafe celebrou, esta manhã, protocolo de colaboração com a COFAFE, que visa a realização de ações de silvicultura preventiva e de proteção civil.

Através da sua equipa de Sapadores Florestais, a COFAFE assegurará medidas preventivas dos incêndios florestais, através de ações de silvicultura. Neste protocolo, a COFAFE compromete-se a proceder à gestão de combustível e manutenção e beneficiação de infraestruturas, realizar ações de limpeza de vegetação em parques, zonas de lazer, zonas verdes e outras áreas florestais definidas pela autarquia e ainda proceder ações de vigilância, primeira intervenção, apoio no combatem rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Para esta parceria, o Município de Fafe atribui à COFAFE um apoio financeiro de 20 mil euros.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, destaca a importância deste protocolo para garantir a segurança da população.

Esta é a continuação de uma boa prática que tem a ver com este relacionamento estreito entre o município e COFAFE para a prevenção de incêndios florestais.

A assinatura deste protocolo procura ir ao encontro à necessidade de garantir o cumprimento de obrigações legais, na limpeza das florestas, reduzindo, assim, o risco de incêndio, de forma a que não se repitam as tragédias que aconteceram, há dois anos, em Portugal.

Estes 20 mil euros representam um investimento e uma colaboração entre o Município e a COFAFE que tem sido e continuará a ser um parceiro privilegiado, neste tipo de atividades.”

O autarca adiantou ainda que “a Comunidade Intermunicipal do Ave tem em fase final de instalação uma equipa com 15 elementos para ajudar neste trabalho de prevenção. Estaremos atentos para aproveitar todas as oportunidades, no sentido de reforçar esta capacidade de prevenção e melhorar ao máximo este tipo de intervenção.”

António Teixeira Alves, Presidente da COFAFE, explica que este é um protocolo de cooperação na área da silvicultura preventiva em que o município pretende ver limpas áreas que são fundamentais na prevenção dos fogos e funcionamento de outros equipamentos preventivos. Neste sentido, a Cooperativa disponibiliza a capacidade de trabalho instalada na equipa de Sapadores Florestais. É vital para a COFAFE esta colaboração, porque permite encaixar os recursos financeiras para que continuemos a ter disponível, no concelho, uma equipa de sapadores florestais que tem depois todas as outras valências que permitem, que no período de risco de incêndio, possam fazer vigilância com todos os equipamentos necessários e permite, também, que auxiliemos os nossos associados na limpeza dos terrenos, conforme as obrigações agora legais.”

Recorde-se que esta equipa de Sapadores Florestais existe desde 2007, altura em que foi celebrado o primeiro protocolo entre o Município de Fafe e a COFAFE.