imagem_974_0001.jpg
Câmara Municipal de Fafe investe 150 mil euros no Parque da Cidade

Foi adjudicada a construção de lagos no Parque da Cidade, em concurso realizado por ajuste direto, no valor de cerca de 150 mil euros.

Esta é uma empreitada que procura dar continuidade ao processo de modernização e requalificação do Parque da Cidade, adornando, assim, este espaço com lagos e introduzindo o elemento “água”.

Estes lagos irão transformar a paisagem atual do Parque da Cidade de Fafe numa paisagem mais natural, já que, para além do elemento água, todos os seus elementos de construção irão ser executados em pedra emparelhada e cunhada, característica da nossa região.

Para além de refrescar este espaço, a criação destes lagos irá possibilitar a utilização lúdica das suas margens e potenciar a atratividade de diversas espécies de aves. É intenção do município, ainda, o povoamento destes lagos com peixes e patos.

Depois de se ter avançado com a terraplanagem, a modelação do terreno, a criação de drenos para desvio das águas de nascente, a criação de percursos pedonais e plantação de árvores, o Parque da Cidade tornou-se, nos últimos tempos, um espaço aprazível, com melhores condições para todos os que o procuram.

Recorde-se que a intervenção no Parque da Cidade teve início com o começo deste mandato.

O Parque da Cidade conta agora com um Parque Infantil, de 425 m2, preparado para crianças com mobilidade reduzida, um Parque Bio Saudável com equipamentos de ginásio ao ar livre, mais iluminação e percursos pedonais.

Foram também introduzidas alterações ao trânsito. A via automóvel que liga o parque de estacionamento de Sá ao Pavilhão Multiusos deixou de ser transitável, sendo reconvertida num percurso pedonal e ciclável, com 3 de metros de largura.

Assim, para além de possibilitar a ligação das duas áreas de lazer, ampliaram-se os circuitos pedonais combinados com os já existentes e melhorou-se os níveis de segurança para os utilizadores.

Para Vítor Moreira, Vereador das Obras Municipais, esta é mais uma obra importante e que dignifica um espaço nobre da cidade.

“Este é mais um importante passo na requalificação do nosso Parque da Cidade, transformando-o num espaço de todos e para todos.

Aos poucos, temos vindo a dar vida a um espaço que está a merecer todo o nosso empenho e dedicação, com passos que julgamos acertados, introduzindo agora mais um elemento tão característico do nosso concelho, o elemento "água".

São muitos os fafenses que por lá têm passado e demostrado o seu agrado com os avanços que o Parque está a ter. Esperamos que assim continue.”