810_1540a.jpg
Campeãs Olímpicas da Juventude recebidas nos Paços do Concelho de Fafe

As atletas do Nun’ Álvares/IESFafe – Carina Luís, Helena Nunes, Marta Teixeira e Telma Pereira – foram recebidas, ontem, nos Paços do Concelho, depois de se sagrarem Campeãs Olímpicas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

Foram muitos aqueles que se quiseram juntar nesta homenagem e aplaudir as atletas que não esconderam a emoção e alegria neste momento.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, enalteceu o orgulho que Fafe tem nestas atletas e o privilégio de as ter num clube do concelho.

É um orgulho muito grande poder ter quatro atletas na Seleção Nacional a dar o seu contributo para que o país conquistasse esta tão importante vitória. Esta vossa vinda à casa de todos os fafenses significa o reconhecimento do vosso trabalho, esforço e envolvimento do dia a dia que permitiu que fossem selecionadas para ir à Argentina defender as cores nacionais. Muito obrigado por tudo isso!

Obrigado também aos vossos pais e familiares neste esforço para a formação quotidiana, mas também o nosso agradecimento ao Grupo Nun’Álvares e ao IESF que, diariamente, contribuem, de uma forma muito presente, para podermos ter em Fafe, esta qualidade e este nível no desporto.”

O desporto e a formação desportiva é uma aposta nossa. Começando na escola, com o desporto escolar, e estendendo-se pelo apoio às várias colectividades do concelho.

O exemplo destas jovens que hoje homenageamos é um exemplo de que não há cidades pequenas, não há territórios pequenos. Todos temos o horizonte do mundo e também nós, em Fafe, somos tão capazes como os outros.”, concluiu.

As atletas agradeceram esta homenagem e reconheceram, nas palavras de Telma Pereira, capitã da seleção nacional, “o orgulho de ser recebida pela Câmara Municipal de Fafe. Apesar de estarmos a representar o nosso país, estávamos também a representar a nossa cidade. Uma cidade que dizem ser pequenina, mas com grande talento, ambição e trabalho. E é com isto que conseguimos tudo aquilo que queremos e concretizar também os nossos sonhos.”

Helena Nunes, atleta também natural de Fafe, revelou que “esta recepção em Fafe mostra que, de facto, nós fizemos alguma coisa importante que foi bom para todos.”

Sobre o futuro, ‘Leninha’ revela que “Como sempre, vamos dar sempre o máximo pelo nosso clube, vamos fazer os possíveis e impossíveis para ganhar.”

Estamos a viver um sonho! Não conseguimos explicar aquilo que sentimos no final do jogo com o Japão. Foi fantástico!

Vamos continuar a trabalhar muito pelo nosso clube porque se estamos onde estamos, muito se deve ao Nun’Álvares/IESFafe e também a esta cidade que muito nos tem apoiado.”, revela Marta Teixeira.

Carina Luís, natural de Montalegre, foi também recebida em Fafe pelo seu Presidente de Câmara, e reconheceu “foi com esforço e dedicação que conseguimos conquistar este sonho. Acho que ainda não estamos conscientes da História que fizemos com aquele jogo.”

O Nun’ Álvares/IESFafe foi a equipa com maior representatividade na Seleção Nacional, logo depois do SL Benfica.

Recorde-se que a 17 de Outubro de 2018 fez-se história no Futsal Feminino Português com a Selecção Nacional Sub-19 a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude que decorreram em Buenos Aires, Argentina.

Tiveram um percurso cem por cento vitorioso quer no apuramento quer na competição, mas por trás desta conquista estão dois anos e meio de trabalho nos clubes e na selecção.

Considerada uma geração de ouro, dela fazem parte as fafenses Helena Nunes e Telma Pereira, a cabeceirense Marta Teixeira e a transmontana Carina Luís, todas elas representam o Nun’ Álvares/IESFafe.

Para além de actualmente serem atletas do clube que fará no próximo mês oitenta e seis anos, de terem alcançado esta conquista juntas, estas atletas têm em comum a passagem pelo Desporto Escolar, sendo onde muitas raparigas iniciam a prática apenas no feminino.

Focando-nos no percurso destas jovens, a caminhada internacional da Carina, Helena e Telma na Seleção Nacional começou a 30 de Junho de 2016, um dia também histórico, pois foi o primeiro jogo da Selecção Nacional Sub-17.

Já Marta fez o seu primeiro jogo por Portugal a 17 de Outubro de 2017, data curiosa, um ano depois, precisamente no mesmo dia foi Campeã Olímpica.