0001-2.jpg
Candidaturas Abertas_Conselho Nacional de Crianças e Jovens

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) divulgou a criação do Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ) – iniciativa cofinanciada pelo PO ISE, através de um processo de candidaturas, promovendo assim o direito à participação, plasmado no artigo 12º da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC).

O processo de candidaturas, que decorre desde 20 de novembro até 20 de janeiro de 2020, corresponde à construção de um conselho permanente de consulta, denominado Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ), cuja ação deverá ter impacto nas políticas públicas e transformação social.

Este programa é dirigido a todas as crianças e jovens residentes em território nacional (regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira) com idades compreendidas entre os 8 e 17 anos.

O CNCJ pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens e desempenhará um papel importante no estabelecimento de pontes com as suas comunidades locais.

Os seus principais objetivos são:

•             Promover o acesso a crianças e jovens a novos espaços de participação social e política;

•             Desenvolver nas crianças e jovens competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica;

•             Proporcionar o diálogo entre as crianças e jovens e decisores políticos;

•             Formar e sensibilizar os/as participantes relativamente às temáticas tratadas na CNPDPCJ, nomeadamente os Direitos da Criança;

•             Promover o intercâmbio de experiências entre as crianças e jovens de diversos pontos do país.

Considerando o papel de proximidade que os municípios desempenham junto das crianças e jovens do seu território, bem como das respetivas entidades com competência em matéria de infância e juventude, solicitamos a vossa colaboração na divulgação deste programa junto das crianças e jovens entre os 8 e os 17 anos, que frequentam os projetos e programas dos vossos serviços competentes para o efeito.

Para qualquer esclarecimento adicional, poderão consultar a informação disponível no website www.cnpdpcj.gov.pt/ ou contactar a equipa técnica da CNPDPCJ responsável pela gestão e acompanhamento do Conselho Nacional de Crianças e Jovens, através do endereço eletrónico cn.criancas.jovens@cnpdpcj.pt ou do telefone 300509717.

Vídeo de divulgação neste link: https://youtu.be/p2de4am0TlQ