scd-en-1-1.png
Capacetes Brancos,organização não-governamental de apoio aos civis vão marcar presença no Terra Justa

Os Capacetes Brancos,organização não-governamental de apoio aos civis, são internacionalmente conhecidos por serem voluntários que procuram salvar vidas num dos mais complexos cenários de guerra da atualidade.

Estes voluntários que constituem os “white Helmets” ou Capacetes Brancos vão ser homenageados no Terra Justa, em Fafe no próximo dia 18 de abril.

Esta ONG composta por civis, conta com mais de 3000 voluntários, homens e mulheres com todo o tipo de profissões desde bombeiros, a professores, engenheiros, estudantes, entre outros, prestando auxílio médico e resgate de pessoas dos escombros. São aproximadamente 3 mil elementos – antigos padeiros, engenheiros, farmacêuticos, pintores – que se uniram para salvar vidas, independentemente da religião e ideologia política.

Desde o início do conflito na Síria, em 2011, já salvaram milhares  de pessoas e perderam mais de 200 dos seus voluntários, mortos quando tentavam salvar vidas.

Os capacetes brancos vão marcar presença no Terra Justa, com três elementos de uma organização que além de salvar vidas, tem vindo a denunciar um conjunto de crimes contra a população tendo já sido nomeados para o Nobel da Paz, e tendo recebido em 2016 o chamado "Nobel alternativo", o prémio Right Livelihood.

Ainda recentemente na edição de 2017 dos Óscares, a obra The White Helmets  que mostra com pormenor as operações destes homens e mulheres que constituem o  grupo de resgate sírio, venceu na categoria de Melhor Documentário em Curta-Metragem.

De 18 a 21 de abril 4 a 8 de Abril Fafe volta a receber o “Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade.” O encontro internacional  este ano irá também homenagear o papel da Human Rights Watch (HRW) na defesa dos direitos Humanos, no dia 19 de abril e no dia 20 de abril a título póstumo a primeira e única mulher primeira ministra Portuguesa, Maria de Lourdes Pintasilgo.

Com homenagens, debates, conferências, inúmeras atividades culturais, exposições, ou simples conversas de café, já passaram pelo Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, várias personalidades e Instituições que dedicaram a sua vida a uma causa ou que defendem valores universais. O objetivo do Terra Justa  é que todos paremos para pensar.

Todos os homenageados têm deixado uma mensagem no mural das causas, que só será aberta 25 anos depois, como foi o caso de instituições não governamentais e diversas personalidades como António Guterres, Secretário geral da ONU; Óscar Rodríguez Maradiaga, Cardeal das Honduras, e Presidente (à época)  da Caritas International e ainda coordenador do Conselho de Cardeais para a reforma da igreja, criado pelo Papa Francisco ; Maria Barroso, Presidente (à epoca) da Fundação Pro-Dignitate.; Pe. Mussie Zerai (conhecido por ser o 112 do Mediterrâneo e que já salvou centenas de refúgios) ; Tareke Brhane, Presidente do Comitato Tre Ottobre (ativista sobre a questão dos refugiados). ;  Amnistia Internacional ;  Médicos do Mundo; UNICEF ;  Instituto de Apoio à Criança ; Rede Talitha Kum (de apoio a mulheres em risco de vida) ; AGENZIA Habeshia (trabalha com refugiados no Mediterrâneo); Fundação Champalimaud ou as Enfermeiras pára quedistas portuguesas (na guerra colonial).
Assim, como Davos na Suíça, com cerca de 12.000 habitantes, recebe anualmente o Fórum Económico Mundial, também Fafe, uma pequena cidade no norte de Portugal, com 52 mil habitantes, organiza anualmente o Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade - conhecido como: " Terra Justa "