imagem_1164_0001.jpg
Centro de Convívio de Idosos inaugurado hoje em Moreira de Rei

Foi, hoje, inaugurado, em Moreira de Rei, um Centro de Convívio para Idosos.

A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins, os Vereadores Vítor Moreira, Eugénio Marinho e José Baptista, entre muitos populares residentes na Freguesia.

Depois de feita a bênção das instalações pelo Padre José Maria, o Presidente da Junta de Moreira de Rei, Diamantino Lopes, destacou, no seu discurso, a necessidade que a freguesia tinha, já há muito tempo, de ter um espaço destinado aos seniores e à promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

“A nossa freguesia está, felizmente, muito bem servida no que concerne à infância e juventude. No entanto, carecia de um espaço destinado à terceira idade. Embora a Câmara Municipal e a Junta promovam, ao longo do ano, diversas iniciativas de ímpeto social, dirigidas aos nossos idosos, temos consciência que em Moreira fazia falta um espaço que desse resposta ao apoio social dos seniores.

Foi com essa intenção que criámos este Centro de Convívio de Idosos que entrará em funcionamento a partir de amanhã e que conta já com algumas inscrições que esperamos ver crescer em breve.

Melhorámos as condições do edifício, na expectativa de criar todas condições para o bom funcionamento do espaço. É um investimento do qual muito nos orgulhamos!

Da nossa parte, tudo vamos fazer para proporcionar o melhor aos utentes que vão frequentar este Centro.”

Pompeu Martins destacou a importância deste espaço na promoção do contacto inter-geracional entre crianças e idosos.

“Este projeto tem uma particularidade muito especial. Foi feito ao lado de uma pré-escola e é aqui que reside uma das grandes riquezas deste centro de convívio e espero que todos a saibam aproveitar.

Este espaço vai permitir o contacto e uma relação próxima entre pessoas de mais idade, pessoas que viveram mais, cuja experiência é uma lição de vida, e crianças que ainda dão os primeiros passos e tanto têm para aprender com os mais velhos. Esperamos que este Centro seja um ponto de encontro entre gerações.

E, por isso, o desafio que, hoje, aqui deixo é que se promova esse encontro, essa partilha de experiência e conhecimentos tão valiosa. Para os mais novos, os pequeninos que estudam na sala ao lado, o conhecimento dos seniores será, com toda a certeza, uma mais-valia.

Da parte do Município, poderão também contar com o apoio necessário. A promoção deste género de centros de convívio faz parte do nosso compromisso eleitoral por acreditarmos na importância enorme que representam para um envelhecimento ativo e saudável da população.

Termino, felicitando a Junta de Freguesia por este projeto, agradecendo a presença de todos e com a esperança de que, daqui por uns tempos, hajam cada vez mais pessoas a frequentar este Centro de Convívio.”

O Centro de Convívio de Idosos funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, assegurando refeições e transporte para todos os utentes.