500_5534a.jpg
CERCIFAF acolhe Meeting Cidade Fafe 2018 – Desporto Escolar Inclusivo

Mais de 200 jovens de várias instituições regionais e escolas do concelho de Fafe participaram, hoje, no Meeting Cidade Fafe 2018, que decorreu na CERCIFAF.

Inserida no 40º aniversário da instituição e sob o mote 'Desporto Escolar Inclusivo', a iniciativa debruça-se sobre o programa de actividades do desporto escolar inclusivo em Fafe.

Lino Barros, Presidente da CERCIFAF, deu as boas vindas aos presentes, explicando que “este evento trata-se de uma rede de desporto local que integra várias associações culturais, recreativas, desportivas e várias escolas do nosso concelho, num projecto que ganha cada vez mais vida e mais participantes.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revelou “o orgulho enorme em termos, em Fafe, uma instituição da qualidade e do relevo da CERCIFAF. Os nossos parabéns pelos seus 40 anos. A presença do Secretário de Estado do Desporto e da Secretária de Estado da Inclusão representam, aqui, o apoio do Governo a estas instituições que desenvolvem este trabalho e que tanta falta fazem no dia a dia da nossa comunidade.

Município de Fafe é parceiro da CERCIFAF desde a primeira hora, trabalhamos de braço dado para enfrentar os desafios que, muitas vezes, estas pessoas encontram no dia a dia. Esta é um instituição de referência a nível nacional e estes 40 anos que celebram são também 40 anos de trabalho árduo e de resultados muito positivos.

O nosso obrigado a todos os que aqui trabalham e que permitem que esta instituição tenha o sucesso pelo qual é reconhecida.”

Presente na cerimónia de abertura esteve também, Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, reconhecendo “é fundamental chamar todos ao desporto hoje em dia, estimular a prática desportiva, combater o sedentarismo. Mas ainda é mais importante fazê-lo de uma forma inclusiva e plena, considerando todos aqueles que estão à nossa volta, mesmo as pessoas que, à partida, teríamos a ideia de que não tinham interesse, vontade ou condições.”

No governo, tentamos sempre fazer a nossa parte, mas precisamos muito da ajuda de quem está no terreno, porque é isso que queremos: trabalhar com quem está no terreno e conhece as suas realidades. Queremos mais e melhor inclusão para todos!”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, reconhecendo, na ocasião, que “Fafe é um município amigo do desporto.”

A minha felicitação especial à CERCIFAF e a todos os que aqui trabalham e fazem parte dela, tornando-a uma instituição de referência no país. “

Este é um dia dedicado ao desporto, à actividade física, ao convívio. E o desporto é exactamente isso, um excepcional instrumento de nos relacionarmos, para aproximar povos, países e pessoas e, sobretudo, para incluirmos todos e todas na nossa vida em comunidade.”

A antiga atleta Rosa Mota apadrinhou este encontro e confessou que o desporto é uma paixão na minha vida. Ensinou-me tudo aquilo que precisei para crescer: solidariedade, determinação, ética e fairplay.

Eu comecei também no Desporto Escolar e, por isso, é um orgulho ver também aqui tantos jovens.”

Durante este encontro, houve ainda tempo para homenagear os atletas da CERCIFAF – Jennifer Nogueira, Luís Gonçalves e João Machado - e o treinador, João Roque, que conquistaram, em representação da Seleção Nacional, o pódio no Campeonato do Mundo de Síndrome de Down, que decorreu de 4 a 7 de Outubro, na ilha da Madeira.