20-valdemar-goncalves.jpg
Cónego Valdemar Gonçalves apresenta a sua obra poética completa no dia 11 de Dezembro o Teatro-Cinema de Fafe

Tem o título “Assim o faço” a obra completa do Cónego Valdemar Gonçalves que vai ser apresentada publicamente no Teatro-Cinema de Fafe, no domingo dia 11 de Dezembro, a partir das 15h30.

Nesta obra completa ficam reunidos os quatro livros de poemas já publicados pelo autor, bem como dezenas de textos poéticos inéditos.

A sessão é organizada pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe e tem a colaboração do Município de Fafe e do Arciprestado de Fafe.

A anteceder, actua com três canções o Coral Santo Condestável do Grupo Nun’Álvares.

A obra é apresentada pelo professor César Freitas, director da Escola Superior de Educação de Fafe, seguindo-se a leitura e declamação de poemas da autoria de Valdemar Gonçalves.

A sessão compreende ainda as intervenções do presidente da Direcção e da Assembleia Geral do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, bem como do autor e do Presidente do município.

Sacerdote e poeta, Valdemar Gonçalves nasceu em 29 de Maio de 1938 em Quinchães e frequentou o Seminário Diocesano de Braga e a Universidade de Navarra, em Pamplona – Espanha.

Ordenou-se de Presbítero em 09 de Julho de 1961 e obteve pela Universidade de Navarra, no dia 27 de Junho de 1975, com a classificação de «sobressaliente», a licenciatura em Direito Canónico. Foi pároco de S. Romão e S.ta Cristina de Arões, deste concelho. Foi professor nos Colégios de Fafe, no Egas Moniz e Senhora da Conceição em Guimarães e capelão do Colégio Horizonte, no Porto.

Foi por indicação dos colegas do Arciprestado nomeado pelo Prelado Diocesano Arcipreste de Fafe e delegado ao Conselho Presbiteral de Braga, por vários anos.

Foi nomeado Cónego do Cabido da Sé Metropolitana de Braga, nos anos 90, integrando o Colégio dos Consultores diocesanos.

Foi Assistente Diocesano do Movimento de Educadores Católicos e de Juiz no Tribunal Eclesiástico de Braga.

É uma figura de prestígio na estrutura da Arquidiocese de Braga, onde desempenha o cargo de Vigário Geral.

Desde os 17 anos que são conhecidos os seus poemas declamados em Academias, no tempo dos seus estudos filosóficos e teológicos e têm sido, alguns deles, profusamente divulgados em boletins, jornais das paróquias, Diário do Minho, jornais de Fafe, Ecos do Sameiro, jornais escolares e no âmbito das publicações do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, de que é associado.

O Cónego Valdemar Gonçalves publicou quatro livros com as suas produções poéticas, genericamente de carácter religioso e vivencial, com os títulos Sou Assim (2001), Água Corrente (2002), Cantares de Amigo (2004) e Mostrador de Horas (2012).