confraria_vitela.jpg
Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe festeja este sábado o seu VI Capítulo

A Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe vai estar em festa este sábado, dia 6 de Julho, com a realização do seu VI Capítulo, que regista um recorde de confrades inscritos e de confrarias participantes.

O evento movimentará cerca de 130 pessoas e trará a Fafe convidados de 18 confrarias, do Minho ao Algarve, e uma das quais proveniente da Galiza (Confraria do Vinho Tinto das Rias Baixas), número nunca antes alcançado em momentos similares.

O Capítulo é a festa anual de confraternização dos membros de uma confraria, momento aproveitado para a entronização de novos confrades, como volta a suceder este ano.

O programa do evento é o seguinte:

10h00 – Concentração no Jardim do Calvário dos convivas e confrarias convidadas, durante a qual será servido um “porto de honra” e será também a forma de dar a conhecer aquele centenário e aprazível espaço romântico novecentista aos representantes das confrarias convidadas.

11h30 – Cerimónia religiosa na Igreja Nova, com a celebração da palavra e a benção dos escapulários, seguida do desfile dos participantes pela cidade, em direcção à Câmara Municipal, acompanhado por um grupo de bombos.

12h30 – Recepção e sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidido pelo autarca Raul Cunha e que inclui a entronização de 14 novos confrades, um dos quais residente em Macau.

13h30 – Almoço festivo na Quinta do Labaçoso, em Vinhós.

A Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe foi fundada oficialmente em 2013 e teve como antecedentes o I Festival Gastronómico “Vitela Assada à Moda de Fafe”, realizado em 2000, o qual objectivou a fixação do método e das técnicas de confecção do receituário tradicional “Vitela Assada à Moda de Fafe”, que passa pela utilização como matéria-prima da vitela de raça autóctone barrosã ou minhota, a apresentação da vitela em naco, a assadura da vitela e da batata, em simultâneo e lentamente, em forno a lenha, por forma a resultar num aspecto “tostado” do apetitoso manjar.

No dia 6 de Julho de 2013 corporizava-se o ansiado projecto, com a tomada de posse de duas dezenas de confrades, que se comprometeram a defender, valorizar e divulgar, na sua autenticidade, o prato mais icónico da gastronomia fafense. Dois anos depois, no dia 27 de Janeiro de 2015, foi constituída notarialmente num cartório da cidade.

Com mais de sete dezenas de associados, a Confraria tem sido uma forte aliada do Município de Fafe na promoção e concretização das cinco edições do Festival da Vitela Assada.

E, como nem só de carne vive o simbólico prato, há também lugar para o saboroso pão de ló e os doces de gema, bem como para o vinho verde que acompanha na perfeição a degustação do suculento prato, irmanando-se para tornar a refeição num momento de prazer.