img_20181123_103617.jpg
CPCJ assinala aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fafe associa-se à comemoração do Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Esta convenção foi adotada pelas Nações Unidas em 20/11/1989, ratificada por Portugal em 21/09/1990, e assim, assinala-se o aniversário a 20 de novembro.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido em 2017, com a distribuição de dísticos autocolantes com inscrição de diferentes Direitos, este ano, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fafe distribui pelos estabelecimentos de ensino do concelho - Agrupamento de Escolas de Fafe, Agrupamento de Escolas Montelongo, Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira, Associação Cultural e Recreativa de Fornelos e Escola Profissional de Fafe - cadernetas de cromos, corres -pondendo estes a Direitos (emanados da Convenção dos Direitos da Criança) colecionáveis.

Mediante a leitura e a realização dos desafios que compõem esta caderneta d”Os Direitos que Colecionas”, os alunos conseguirão decifrar os locais onde podem obter os cromos correspondentes. Os locais associados a esta iniciativa são:Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fafe; Biblioteca Municipal de Fafe; Casa da Cultura; Academia de Música José Atalaya; Associação Empresarial de Fafe; Grupo Nun’Álvares; bem como as bibliotecas escolares.

Com esta atividade, pretende-se dar a conhecer à comunidade escolar os diferentes Direitos que constam da Convenção sobre os Direitos da Criança, proporcionar atividades lúdicas e informativas, bem como fomentar o trabalho em grupo, pois pretende-se que as cadernetas sejam preenchidas em conjunto pelos alunos de cada turma (de 2o e 3o ciclos e ensino secundário).

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fafe agradece a todas as entidades envolvidas, em especial, às que possibilitaram a concretização desta iniciativa, nomeadamente o Município de Fafe e a Servirege.