imagem_1122_0001.jpg
Eco Festival Terra Mãe com cerca de 1500 bilhetes vendidos

O Eco Festival Terra Mãe, que decorreu no passado fim-de-semana em Fornelos, Fafe, representou um total de 1500 bilhetes vendidos, entradas que serão transformadas na plantação de cerca de 1500 árvores no concelho.

Um balanço muito positivo para a organização, nomeadamente para a Associação dos “Amigos de St.ª Comba de Fornelos” e “Gomos de Tangerina”, que planearam um programa de actividades variado, que contemplou a música, à noite, e várias iniciativas destinadas às crianças e às famílias, durante o dia (oficinas, workshops, showcooking's, teatro, biodanza, etc.).

David Fernandes, Presidente da Junta de Fornelos, entidade que apoiou a realização do Eco Festival, garante que “as pessoas ficaram contentes com a oferta musical e de actividades que o Terra Mãe proporcionou, tendo a freguesia beneficiado da visita de muitos festivaleiros.”

“Estamos já a pensar numa reedição, tal foi o feedback positivo de todos os visitantes do Festival”.

O Festival movimentou cerca de 700 pessoas por dia, segundo a organização, entre voluntários, logística e visitantes.

Durante os três dias, cerca de 200 crianças estiveram no espaço, nomeadamente na sexta-feira, “Dia das Crianças”, e foram várias as família que se deslocaram ao Terra Mãe no sábado e no domingo.

Entre os festivaleiros encontravam-se pessoas de vários pontos de Portugal (como, por exemplo, Porto e Lisboa), bem como de Espanha, pelo que o poder de mobilização do Terra Mãe foi indiscutível.

A acampar no recinto, estiveram cerca de 400 pessoas, que acompanharam os três dias de Eco Festival.

Para Helena Lemos, Vereadora do ambiente do Município de Fafe, “o Festival de cariz ecológico e de alerta para a necessidade de um estilo de vida mais saudável, ao qual se aliou a música, foi muito positivo, não só pelas pessoas que mobilizou, como pela importância dos temas abordados.

A sensibilização ambiental, com a reutilização de materiais, por exemplo, é muito importante e merece o nosso apoio.”

O dia forte do festival, sob o mote “Três dias para mudar o mundo, três dias para mudar de vida”, foi o sábado, que contou com a maior enchente de festivaleiros. Neste dia, atuaram os TerraKota, cabeça de cartaz, Progeto Aparte, Terra Livre, Cabra Çega e Maryzka.

Ao palco do terra Mãe, nos restantes dias, subiram também Kussondulola Som Sistema, Carnival Tales, Ricardo Passos e Loucos do Ritmo.