Pavilhão pode acolher até 350 trabalhadores
Foi, inaugurado, esta tarde, o Edifício Municipal Multifuncional de Fafe. A cerimónia contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do CEO da Altice, Armando Pereira, e do CEO da Randstad, José Miguel Leonardo.
Com uma área de 1650m2, este edifício alberga, neste momento, as instalações do Contact Center da Altice, gerido pela empresa Randstad.
O Contact Center conta, actualmente, com cerca de 200 trabalhadores, sendo que 70% são naturais de Fafe e os restantes de concelhos vizinhos. Prevê-se, no entanto, um crescimento deste número até aos 350 postos de trabalho.
O Edifício Municipal Multifuncional foi construído numa zona central da cidade, junto à antiga estação ferroviária, procurando, desta forma, dinamizar a economia local, com a proximidade dos serviços, comércio e restauração.
Além da construção deste pavilhão e dos arranjos da área envolvente, prevê-se ainda, para breve, a requalificação da praça contígua ao edifício, a criação de novos acessos e a construção de um novo arruamento que ligará à zona do Parque da Cidade.
O Edifício Municipal Multifuncional integra uma sala ampla de operações com 800m2, espaço onde estão concentradas as equipas que prestam o apoio directo ao cliente e uma sala técnica, que detém uma área de cerca de 32m2.
Existem também, neste pavilhão, três salas de formação com 46,50m2, destinadas à capacitação contínua dos trabalhadores da empresa, salas de arrumos, uma copa e zona de descanso.
Este edifício representou um investimento considerável para a Câmara Municipal de Fafe que vê neste espaço uma utilidade variada, sendo facilmente remodelado, conforme a finalidade.
Recorde-se que o Contact Center iniciou a sua actividade em Outubro do ano passado, com 114 colaboradores que foram formados, inicialmente, nas instalações do Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, abriu a sessão, após uma visita às instalações, enaltecendo o valor que o contact center representa para Fafe na promoção de emprego.
“Mais do que a inauguração de um edifício de cariz multifuncional, estamos aqui hoje para assinalar a criação de emprego que, como sabemos, é uma preocupação transversal e de extrema importância.
Esta obra que representa, do ponto de vista da autarquia, um esforço assinalável, veio requalificar e revitalizar uma importante zona que se estava a tornar periférica.
O contact center conta já com 190 colaboradores, podendo chegar aos 350, número que implica necessariamente desenvolvimento local – temos mais pessoas em Fafe, a vir para Fafe e a movimentar a economia local.”
O CEO da Randstad, José Miguel Leonardo, aproveitou para destacar o serviço de excelência prestado pela empresa e o impacto na vida das pessoas.
“Estamos já presentes em dez cidades portuguesas, temos actualmente 1094 colaboradores a trabalhar connosco, dos quais cerca de 2/3 saíram do desemprego, nomeadamente de longa duração.
Isto é sinónimo de um forte impacto na economia, como na vida de muitas pessoas, que tiveram uma nova oportunidade de emprego.
Remeto um elogio à Câmara Municipal de Fafe, pelo investimento num edifício de raiz e pelo envolvimento empenhado e incansável, que tornou possível este projecto.”
Armando Pereira, sócio fundador da Altice, salientou as “excelentes condições que Portugal oferece à instalação de uma empresa como a nossa: tem capacidade de trabalho, boas insfraestruturas, recursos humanos, conhecimento e preços de mercado competitivos.
Ou seja, a decisão de instalar aqui alguns dos nossos contact center's foi bastante fácil. É com muito orgulho que inauguramos, hoje, este espaço aqui em Fafe.”
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, fechou o leques de discursos, agradecendo à Altice a confiança em Portugal.
“Somos um país com estabilidade e com capacidade para apoiar importantes investimentos. Os empresários confiam no futuro do nosso país e os dados do desemprego também estão a melhorar, contribuindo para tal o avanço deste tipo de investimentos que celebramos, aqui, hoje.”