imagem_1161_0001.jpg
Fafe: 8 milhões de euros para educação

Autarquia assinou protocolo com Ministério da Educação e vai comparticipar componente nacional

O Município de Fafe assinou, ontem, dois acordos de colaboração com o Ministério da Educação para a requalificação e modernização das instalações da Escola Secundária de Fafe e da Escola Básica Professor Carlos Teixeira.

A Escola Secundária terá uma intervenção estimada em 4 milhões de euros e a escola Professor Carlos Teixeira em 2 milhões, sendo a componente de comparticipação nacional suportada pela autarquia e Ministério da Educação.

Os investimentos são comparticipados por fundos Europeus em 85% mas foi decisiva a disponibilidade da câmara municipal para assumir metade da comparticipação nacional dos restantes 15% para as duas escolas.

Em relação ao futuro Centro Educativo Carlos Teixeira o município vai realizar ainda um investimento de mais 2 milhões de euros., no total serão investidos nestas duas escolas 8 milhões de euros.

Para a Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, “este foi um importante passo no desbloqueio das obras que irão requalificar duas das maiores escolas do concelho. São intervenções fundamentais que vão permitir a modernização das instalações e a melhoria nas condições de estudo dos nossos alunos. Esperamos poder avançar com esta empreitada de imediato e temos trabalhado com total dedicação para chegar a este momento.

Assumimos, desde o início do mandato, que uma das nossas prioridades era requalificar as instalações destas escolas em particular e, com estes acordos, acreditamos que iremos contribuir para o melhor desempenho escolar de milhares de alunos do concelho, um objetivo sempre por nós traçado.”

As intervenções acordadas vão ser executadas no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

A assinatura dos protocolos decorreu em Mondim de Basto e contou com a participação de vários Municípios.