cartaz-fafe_casa_pedra-933x933.jpg
Fafe acolhe passeio BTT pelas serras do concelho

Mais de 500 participantes esperados

Fafe acolhe, a 16 de Novembro, a 8ª etapa do GPS Epic Samsys, um passeio de BTT que percorrerá as Serras de Fafe, explorando o nosso concelho enquanto 'Terra de Encantos'.

Com a parceria do Município de Fafe, e vários operadores turísticos locais, a organização desafia os 'aventureiros' a pedalar nas nossas deslumbrantes paisagens, passando por lugares que são referências da marca Fafe, entres estes, o célebre Salto da Pedra Sentada e a Zona Espetáculo do Confurco, celebrizados pelo Campeonato Mundial de Ralis.

Quem se juntar a este passeio, poderá conhecer melhor a Casa do Penedo. Considerada uma das casas mais estranhas do mundo, a National Geographic e Daily Mail foram algumas das publicações globais que trouxeram esta casa e as Serra de Fafe para os locais a visitar por viajantes e curiosos. Ali ao lado, o percurso atravessará a original Quinta do Confurco. Os mais bravos e corajosos participantes subirão então até ao Alto de Morgair, localizado na freguesia de Gontim, o ponto mais alto do concelho de Fafe, com a altitude de 895,95 metros, onde se localiza a nascente do rio Vizela.

Na Laje Branca será possível apreciar uma das mais bonitas paisagens do vale do rio Ave: a albufeira do Ermal. Sem grande esforço, ainda se consegue avistar o castelo da Póvoa de Lanhoso e o santuário do Sameiro, tendo as serras do Gerês e da Cabreira como pano de fundo. O passeio continua até à Barragem da Queimadela, outro dos ex-libris turísticos do concelho.

Neste passeio pelo concelho, Fafe oferecerá aos participantes a possibilidade de 'viajar' pela nossa matriz de sabores: serão convidados a provar a afamada vitela assada à moda de Fafe, o vinho verde típico da região e a nossa doçaria local.

Pompeu Martins, Vereador do Turismo e Desporto da Câmara de Fafe, explica que “foi com muito gosto que nos associámos a esta iniciativa, pois é objetivo do Município de Fafe afirmar uma identidade única, diferente, e promover a competitividade do território, neste caso, através do turismo de natureza, através de uma experiência de foro desportivo e recreativo, que abraça lugares, sabores e tradições locais. Acreditamos que este passeio de BTT pelas Serras de Fafe vai aguçar o apetite aos participantes para que, mais tarde, nos voltem a visitar e possam conhecer melhor o potencial turístico, cultural e desportivo do concelho.

Estou certo de que esta etapa do GPS Epic Samsys vai ser um sucesso e, desde já, agradeço aos operadores turísticos que se associaram a esta iniciativa, permitindo, desta forma, mostrar aquilo que o concelho tem de melhor.”

Esta 8ª etapa, realizada em Fafe, é o culminar de uma aventura que já passou por Paredes, S. Pedro do Sul, Freamunde, Marco de Canaveses, Baião, Monção e Arganil. A GPS Epic Samsys tem um conceito muito próprio de promover passeios em BTT, com razoável grau de dificuldade, orientação exclusiva por GPS, em autonomia total e com custos reduzidos, quer para a organização quer para os participantes.

Para mais informações, consultar o site site gpsepic.com.