dsa_9573a.jpg
Fafe acolheu V Colóquio Internacional – A Casa Senhorial: anatomia dos interiores

V Colóquio Internacional – A Casa Senhorial: anatomia dos interiores concluiu esta sexta-feira à tarde, no Teatro-Cinema de Fafe, com as últimas comunicações e a simbólica sessão de encerramento.

Promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro, Brasil), a Universidade Nova de Lisboa e o Museu das Migrações e das Comunidades/Câmara Municipal de Fafe, o congresso reuniu investigadores e professores universitários de Portugal e do Brasil, que apresentaram trinta e duas comunicações, acerca dos interiores das casas senhoriais, desde o século XVII ao início do XX, com foco em quatro linhas de investigação:

I. Proprietários, construtores e artífices. Vivências e rituais;
II. Identificação das estruturas e dos programas distributivos e o estudo de nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço;

III. A ornamentação fixa: azulejos, tectos, talhas, pinturas, estuques, têxteis, pavimentos, chaminés/lareiras, janelas, portas, pára-ventos e outros bens integrados;

IV. O equipamento móvel nas suas funções específicas e suas relações com o espaço; o conjunto e as circulações das peças; a atmosfera do lugar.

No final, a mesa juntou os representantes das entidades organizadoras (Ana Pessoa, pela Fundação Casa de Rui Barbosa; Hélder Carita, pela Universidade Nova de Lisboa e Artur Coimbra, director do Museu das Migrações e das Comunidades) que fizeram um balanço muito positivo sobre os três intensos dias de trabalho, que superou a expectativas.

Os participantes evidenciaram o acolhimento do Município e dos fafenses.

Paralelamente, esteve patente uma exposição sobre a arquitectura de “Fafe dos Brasileiros”, incluindo objectos e documentação disponibilizada por Maria Luiza Campos de Carvalho, relativa ao seu bisavô, Comendador Albino de Oliveira Guimarães.
A organização local preparou animação para oferecer aos congressistas, designadamente a intervenção da Tuna da Universidade Sénior, com música tradicional portuguesa, no primeiro dia de trabalhos e na quinta-feira à noite, num belíssimo edifício de arquitectura “brasileira”, de final do século XIX, o Clube Fafense, os participantes foram obsequiados com um “Porto de Honra” enriquecido por uma sessão de música e de poesia.

O evento foi iniciado em 2014, em Lisboa, seguido de eventos no Rio de Janeiro, no Porto e em Pelotas (Brasil). Agora em Fafe, o evento foi completado por visitas técnicas e apresentação de diversos livros dos autores participantes.

Entretanto, foi já agendado o próximo Colóquio, para Junho de 2019, em Belém do Pará, no Brasil.