No próximo sábado, o Município vai aderir à “Hora do Planeta” e assim, entre as 20h30 e as 21h30, as luzes de vários edifícios da cidade vão apagar-se, numa iniciativa que procura sensibilizar os cidadãos para as alterações climáticas.
Subordinada ao tema “Usa o teu Poder contra as alterações climáticas”, a Hora do Planeta vai mobilizar milhões de pessoas, em todo o mundo. O ano passado, 7000 cidades e vilas, em 162 países, ficaram às escuras durante uma hora. Em Portugal, 100 cidades portuguesas e vilas aderiram à iniciativa.
A adesão à hora do planeta é, para o vereador responsável pela energia, José Baptista, uma forma simbólica de mostrar que o município de Fafe se preocupa com as questões ambientais e energéticas.
“A preservação do ambiente e do nosso planeta é cada vez mais uma preocupação da sociedade em que vivemos e, este executivo, tem também estas questões como prioritárias. Sabemos que o planeta está saturado e portanto é nosso dever, enquanto zeladores dos interesses dos munícipes, fazermos o melhor pelo nosso concelho, o melhor pelo mundo em que vivemos”, disse, revelando também que “Fafe tem ainda, para este ano, o compromisso de continuar com a implementação do Plano Municipal de Eficiência Energética, indo assim ao encontro do acordado aquando da adesão ao Pacto de Autarcas em 2011”.
Assim, para assinalar a hora do Planeta, no próximo dia 28, as fontes luminosas, a fachada dos Paços do Concelho, da Casa da Cultura, Pavilhão Multiusos e Teatro Cinema vão estar desligadas durante uma hora.
Recorde-se que vão aderir à hora planeta, 30 municípios, mais de 30 empresas e 10 embaixadores, entre eles Nuno Markl, Ana Galvão, Mário Franco, Diana Bouça-Nova. Este ano, o surfista Garret McNamara junta-se também à lista de embaixadores, numa surpresa revelada recentemente pela organização.
A Hora do Planeta, que já vai na sua 9ª edição, tem crescido e hoje é a maior campanha ambiental do Mundo. A WWF, empresa promotora da iniciativa, é uma das mais respeitadas organizadoras independentes de conservação do mundo, e procura travar a degradação ambiental e construir um futuro sustentável.