810_0119a.jpg
Fafe assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Município de Fafe assinalou o dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com a realização do Fórum de Discussão: Ação Social e Pobreza, que decorreu na Biblioteca Municipal de Fafe, e que teve como objetivo o debate sobre a problematização dos factores facilitadores do trabalho em rede e a promoção de sociedades inclusivas.

Numa parceria com a Cruz Vermelha e com objetivo de contribuir para a sensibilização da comunidade para o fenómeno da pobreza, a exclusão social e a promoção de uma cidadania mais informada, participativa e inclusiva, decorreu, também,  no centro da cidade, a ‘Feira dos Saberes’ para exposição e venda de produtos artesanais elaborados por pessoas em situação de pobreza e exclusão social do concelho.

O Presidente da Câmara, Raul Cunha, no Fórum de Discussão que reuniu várias profissionais da área da acção social, revelou “a importância do trabalho das várias instituições em rede para um acompanhamento mais eficaz.

Passados 26 anos da data em que, oficialmente, se iniciou esta comemoração, cujo objetivo era de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano, em Portugal a pobreza e a exclusão social ainda são um problema grave que merece uma intervenção urgente por parte das autoridades políticas e também da sociedade civil. É necessário que acompanhemos as famílias que não têm as condições mínimas e dar-lhes os meios para que possam viver com dignidade, um direito que nos assiste a todos. Todos devem ter direito às mesmas oportunidades, devemos lutar por uma sociedade inclusiva.

Lembro que o Município tem em vigor várias apoios sociais de combate à pobreza e à exclusão social, desde os apoios à educação, à saúde, à habitação, aos seniores e de emergência social.

Com estes apoios pretendemos ter um concelho mais justo, mais igual e mais inclusivo."