25abril-cartaz-2019-afweb-01.png
Fafe celebra 45º aniversário do 25 de Abril

Fafe vai assinalar o 25 de Abril, com um programa de atividades que se estende por dois dias. As comemorações deste 45º aniversário do 25 de Abril começam já na quarta-feira, dia 24, com a realização da XIX Assembleia dos Jovens Munícipes, às 14h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No Dia da Liberdade, quinta-feira, as celebrações iniciam com a alvorada de morteiros, que antecede a XIX Marcha da Liberdade promovida pelos Restauradores da Granja, às 10h00.

À mesma hora tem lugar a cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, perante a Fanfarra do Agrupamento de Medelo do CNE.

Posteriormente, às 10h30, os Combatentes da Guerra Colonial serão homenageados, junto ao monumento localizado na Avenida do Brasil.

Às 11h00, no Teatro Cinema de Fafe, tem início a sessão solene evocativa da efeméride, que incluirá intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e do representante da Associação 25 de Abril, Coronel Bacelar Ferreira.

Durante a sessão, que terminará com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, serão também entregues os prémios 'Dr. Maximino de Matos' a Egídio André de Miranda Freitas, Prémio ‘História Local’ a Paula Maria Ramos Nogueira e Prémio ‘A. Lopes de Oliveira/CMF’ a Artur Ferreira Coimbra.

Na sessão solene, serão homenageadas personalidades e instituições fafenses com a Medalha de Mérito. Será entregue a Medalha de Prata de Mérito Concelhio a Mário Castro, Hugo Magalhães, ao empresário Carlos Vieira e ao Lions Clube de Fafe.

Decorrerão, posteriormente, as habituais distinções a funcionários municipais, em função do tempo de serviço prestado à autarquia.

Já à tarde, a partir das 16h00, a Praça 25 de Abril acolhe o Concerto da Liberdade com o grupo“Guitarra e Contrabanda, num espetáculo em que interpretará sobretudo canções do mítico José Afonso.