Decorreram, hoje, as comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril, em Fafe, com um conjunto de atividades que começaram logo pela manhã, com a alvorada de morteiros e a XVII Marcha pela Liberdade, pelos Restauradores da Granja.
No edifício dos Paços do Concelho, o Executivo Municipal assistiu ao hastear da bandeira com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Fornelos do CNE.
Na Avenida do Brasil, junto ao monumento de homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, que perpetua a memória dos jovens fafenses que perderam a vida no conflito, foi evocada a memória de todos quantos participaram no conflito que durou 13 anos.
O Teatro Cinema de Fafe foi palco, como já vem sendo habitual, da sessão solene evocativa da efeméride, que abriu com a intervenção de Laurentino Dias, Presidente da Assembleia Municipal. Também os representantes dos Partidos Políticos com assento da Assembleia Municipal tomaram a palavra e puderam discursar. A CDU fez-se representar por Alexandre Leite, o PSD por Eugénio Marinho, os Independentes por Fafe representaram-se por José Manuel Domingues e, finalmene, Joaquim Alves representou o Partido Socialista.
O Major Engº Piloto Aviador João Moutinho da Silva, da Associação 25 de Abril, marcou presença e agradeceu o convite e a homenagem prestada.
Em todos os discursos foi unânime o tempo novo a que Abril de '74 abriu portas e os valores de Liberdade, Democracia, Estabilidade, Progesso e Desenvolvimento que a revolução dos Cravos tornou presentes.
Os intervenientes destacaram as significativas alterações a que o país assistiu nos últimos 43 anos, fazendo referência aos aspectos positivos e também áquilo que ainda é preciso mudar, acentuando que, pese embora não estejamos no ponto ideal, estamos num caminho positivo. Todos reconheceram o 25 de Abril como um acontecimento de futuro, que permite que continuemos a ter esperança no amanhã, apelando, claramente, a que os valores de Abril continuem a singir as nossas vidas a pautar os actos de cada um.
Depois da entrega dos prémios Dr. Maximino de Matos a Marta Filipa Lemos Mendes e o 'Prémio Literário A.Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe' a Alexandra Esteves, Paulo Moreira e Artur Coimbra, bem como do reconhecimento de alguns funcionários da autarquia, Raul Cunha fechou a sessão solene.
O Autarca relembrou a importância de continuarmos a assinalar esta data, destacando o gigantesco salto no desenvolvimento económico, político e social que o nosso país deu. O discurso terminou com um apelo transversal aos agentes políticos e comunidade fafense para que os valores de Abril estejam sempre presentes, ontem, hoje e amanhã.
Recorde-se que, durante a tarde, decorre o 6º Torneio Cidade de Fafe de Futebol Veteranos (UDF), no Campo Operário de Antime, seguindo-se o XXXI Torneio de Futebol Juvenil de Fafe 2017, no Campo da ACD Pica.
As comemorações terminam, na Praça 25 de Abril, com a Festa da Liberdade, a partir das 16h00, que contara com a atuação do grupo da terra 'Os Trastes'.