dsa_0188a.jpg
Fafe comemorou Dia Mundial da Protecção Civil

Fafe celebrou o Dia Mundial da Protecção Civil com um conjunto de actividades, sob o mote “O papel da Protecção Civil e das instituições nacionais para uma gestão mais eficiente das catástrofes”, que envolveu várias entidades do concelho e se relacionaram com a prevenção e a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

Um dos pontos mais importantes deste conjunto de actividades foi a apresentação pública da Primeira Unidade local Protecção Civil do Concelho, na União de freguesias de Agrela e Serafão. Um momento que, Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, considerou “muito importante. É um passo fundamental e que espero ver replicado em mais freguesias do concelho. Hoje, que, curiosamente, é também o Dia Mundial do Elogio, nada melhor que elogiar o Presidente da Junta de Agrela e Serafão e toda a população por toda a dedicação, interesse e disponibilidade que demonstraram na criação desta Unidade Local de Protecção Civil.”

Durante todo o dia, foram várias acções de sensibilização que decorreram no Quartel de Bombeiros Voluntários de Fafe e que permitiram envolver os cidadãos numa cultura de segurança, estimulando a sua participação e a ideia de que a protecção é uma responsabilidade de todos e para todos.

A comunidade escolar teve uma forte participação nestas actividades, mais de 100 crianças a assistir às acções de sensibilização, demonstrações, exposição de Meios e Equipamentos, Mass Training de Suporte Básico de Vida e Simulacros de sismo.