500_1678a.jpg
Fafe debate a Educação em Ciclo de Encontros FAFéDUCAÇÃO

O Município de Fafe promove, ao longo deste ano, um Ciclo de Encontros ‘FAFéDUCAÇÃO’, uma iniciativa que pretende ser um espaço de discussão e partilha sobre os desafios e as possibilidades em torno do tema Educação.

A apresentação pública do projeto aconteceu este Sábado, com o primeiro Encontro ‘Educar com Inovação’, dinamizado por Nuno da Silva, conhecido ativista educacional.

Este Encontro debruçou-se sob “A escola e os 5 pilares da educação”: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, aprender para a transformação pessoal e social.

Para além de professores, auxiliares, encarregados de educação, pais e familiares, várias crianças participaram em sessões paralelas destinadas ao público mais jovem. Neste sábado, José Mãozinhas e Daniela Phalempim dinamizaram, junto destas crianças, oficinas de construção e sessões de yoga.

Na ocasião, Pompeu Martins, Vereador da Educação do Município de Fafe, revelou queesta iniciativa conta com vários parceiros e procura refletir e conversar sobre a temática da educação. Não estamos com estas sessões a querer dizer que há um lado bom ou lado mau da educação. Estamos, sim, a querer por em cima da mesa temáticas, metedologias e formas de estar diferentes.

É urgente que a escola mude. E para isso acontecer, cada um de nós tem também que mudar. É preciso que algo seja diferente. Sobretudo para que todos que nela estão envolvidos seja mais felizes e possam encontrar sentido na escola.”

Pompeu Martins aproveitou a ocasião para adiantar que Fafe está arrancar com um projecto de Salas de aula do futuro, “espaços diferentes e com tecnologia. Mas – e é essa mensagem que pretendemos passar – é que estes espaços sem a vontade dos professores e sem a vontade de mudança não servem para absolutamente nada. É uma forma nova de trabalhar.”

Os Encontros FAFéDUCAÇÃO resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Fafe e o Projeto da Comunidade de Aprendizagem 7 Pétalas e têm como objetivo sensibilizar a comunidade para outras formas de educar. A organização pretende trazer a Fafe pessoas com experiência em diferentes formas de educar e ensinar, dando espaço para uma partilha de projetos, instituições e comunidades de aprendizagem nacionais e internacionais.

O próximo encontro acontece a 23 de Fevereiro e terá como temática “Educar com Sentido", com António Pedro Martins.