Com 93 candidaturas, em diferentes categorias, submetidas pelos municípios portugueses, com realidades bem diversas, Fafe está na short list dos nomeados para o prémio Município do Ano 2016.
A candidatura foi apresentada pelo Município de Fafe, com o evento “Terra Justa – Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade”.
Dos 93 candidatos, foram apuradas 36 candidaturas, 4 por cada categoria, sendo que são 9 as categorias a apresentar.
Juntamente com Fafe, estão na lista de nomeados os municípios nortenhos de Esposende, com o BTT Luso-Galaico, Guimarães, com Laboratório de Paisagem, e Vila Nova de Famalicão, com Famalicão Made IN.
A cerimónia da entrega de prémios realiza-se em Sagres, Vila do Bispo, no próximo dia 3 de Junho. Esta é já a terceira edição do prémio Município do Ano 2016, um projeto criado e levado a cabo pela UM Cidades.
As edições anteriores, em 2014 e 2015, registaram 66 e 81 candidaturas submetidas, respetivamente, pelo que este ano se regista um pico de participantes.
Entre os candidatos estão cidades de maior dimensão e territórios de baixa densidade, de diferentes regiões do país, como Área Metropolitana de Lisboa e Porto, Norte, Centro, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas.
Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, sublinha que “o motivo da nossa candidatura, com o evento Terra Justa, teve o merecido destaque e reconhecimento, com esta nomeação.
O Terra Justa movimenta uma promoção territorial muito importante para Fafe e mobiliza para a cidade importantes individualidades, que discutem, durante quatro a cinco dias, as mais importantes temáticas mundiais relacionadas com o tema dos valores da Humanidade.”