dsa_0230.jpg
Fafe homenageia António Marques Mendes com rua em seu nome
Medalha de Ouro, Honra e Mérito Concelhio atribuída a António Marques Mendes

António Marques Mendes foi homenageado, esta tarde, em Fafe, no dia em que comemoraria 83 anos, com a inauguração de uma rua em seu nome, uma recomendação aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal.

Localizada na antiga Rua dos Combatentes da Grande Guerra, esta rua foi, durante vários anos, o local do escritório do advogado fafense.

Depois de inaugurada a rua , seguiu-se uma Cerimónia evocativa, no Arquivo Municipal, que contou, entre outras convidados, com a presença do Executivo Municipal, membros da Assembleia Municipal e o seu Presidente, do Dr. Juiz Pimentel e vários familiares de António Marques Mendes, esposa, filhos e netos.

Laurentino Dias, Presidente da Assembleia Municipal de Fafe, abriu a sessão, destacando António Marques Mendes como “o melhor advogado que conheceu e a excelente relação de amizade que tinha com ele. Era um homem leal, respeitador, competente, trabalhador e um cidadão exemplar

Fafe teve em António Marques Mendes um dos seus mais iluestres fafenses.”

O Dr. Juíz Pimentel, destacou também o “grande profissionalismo de António Marques Mendes." Recordou episódios de convívio entre ambos, garantindo que "valerá sempre a pena recordá-lo pelo grande profissional que sempre mostrou ser.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revelou a “grande estima que tinha para com António Marques Mendes. Revelou sempre uma cortesia e elegência ímpares. Todos temos as melhores considerações sobre ele e uma noção de uma pessoa de bem e muito correcta.

Por isso, é da maior justiça esta homenagem, perpetuando a memória do Dr. Marques Mendes com a inauguração desta rua.

É um dos fafenses maiores da nossa terra. É um fafense que honrou e prestigiou Fafe e de que todos nós nos orgulhamos.”

O Presidente do Município revelou ainda a decisão tomada, por unanimidade, em reunião de Câmara desta manhã, da atribuição, em título póstumo, da condecoração mais elevada do concelho, a Medalha de Ouro, Honra e Mérito Concelhio a António Marques Mendes, entregue à sua esposa, Dra Maria Isabel Gonçalves Marques Mendes, naquele momento.

Luis Marques Mendes encerrou a sessão, agradecendo, em nome de toda a família, a homenagem e revelando que “pese embora a ligação partidária, o meu pai era sobretudo um homem de consensos, traços de união e pontes de diálogo.” Luis Marques Mendes agradeceu a palavras dos intervenientes, garantindo que toda a estima que revelaram pelo seu pai era recíproca.

“Se o meu pai pudesse estar aqui, tenho a certeza que ficaria muito feliz. Primeiro por assistir este consenso político, algo que ele sempre estimou, depois por toda esta amizade demonstrada”, rematou.

Recorde-se que António Marques Mendes ocupou os cargos de Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Deputado à Assembleia da República pelo Círculo de Braga, nas I, III, IV, V e VI Legislaturas, e Deputado ao Parlamento Europeu (1987-1994). Havia deixado o PSD para se incluir na Acção Social Democrata Independente junto com outros fundadores do PPD/PSD.

António Marques Mendes faleceu em Junho de 2015, devido a problemas cardíacos.