capa-fb-02.jpg
Fafe recebe 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia

Certame apura participantes para competição olímpica

Nos próximos dias 7 e 8 de Janeiro, o Pavilhão Multiusos de Fafe é palco da 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia, um evento que reúne um programa diversificado e premeia os melhores atletas da modalidade.

Mais de 10 expositores nacionais e internacionais vão marcar presença no certame, com cerca de 500 pombos-correio.

Esta exposição vai acolher columbófilos portugueses, na sua maioria, mas também são esperados amantes da modalidade vindos de Espanha e da Bélgica.

Durante o certame, vai também ser feita a escolha da Selecção Portuguesa que vai participar nas Olímpiadas Columbófilas, em Janeiro de 2017, que decorrem na Bélgica.

Os visitantes vão ainda ter oportunidade de conhecer e apreciar produtos típicos da região, que vão desde gastronomia ao artesanto. Vários expositores vão marcar presença na exposição, promovendo, desta forma, o que de melhor se faz em Fafe.

A animação cultural não vai também faltar durante todo o fim de semana, com um programa diversificado e demonstrações regionais únicas e imperdíveis.

No Sábado, 7 de Janeiro, a Abertura da Exposição e Receção de Juízes Classificadores decorre às 9h00 e o início da classificação faz-se a partir das 9h15.

Durante a manhã terá lugar ainda a Cerimónia Protocolar de abertura oficial do certame, a partir das 10h45, que conta com uma largada simbólica de pombos-correio pela União columbófila Fafense, a representação de uma peça de teatro “Fafe dos Brasileiros” pelo Grupo Nun’Álvares e, finalmente, a Intervenção Grupo de Cavaquinhos da Associação ARCO.

A partir das 15h, decorre a habitual Entrega dos Troféus “Mérito e Carreira” / Federação Portuguesa de Columbofilia e, mais tarde, um breve demonstração de “Jogo do Pau”, típico da região, pela Associação Recreativa de Cepães.

Durante a tarde, haverá ainda espaço para um Colóquio, subordinado ao tema “Métodos de jogo e preparação dos pombos de meio-fundo, fundo e grande fundo" e que terá como palestrantes Sebastian Casaert, Joost De Smeyter e Pedro Almeida da Equipa Sol Nascente. A moderação fica a cargo do Dr. David Barros Madeira

A atuação do Rancho Folclórico de Fafe dá por encerrado o primeiro dia da Exposição.

No Domingo, 8 de Janeiro, a Exposição abre ao público, logo pela manhã, às 9h00, seguindo-se a Entrega de Prémios dos Campeonatos Nacionais e Provas Nacionais de Fundo 2016.

Já depois do almoço, decorre a Entrega de Prémios dos Concursos de Fotografia, Escrita e Desenho, desafio lançado pela organização aos vários amantes de Columbofilia.

A Entrega de Prémios 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica tem lugar por volta das 15h30, sendo o Encerramento oficial às 17h00.

Pompeu Martins, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, reconhece a importância deste tipo de eventos para a região.

A Câmara Municipal de Fafe foi abordada pela Associação Columbófila de Braga e, desde a primeira, hora que recebemos com agrado esta notícia.

Estamos, em parceira com a organização, a promover o evento e acreditamos que terá sucesso garantido.

Estes eventos têm dimensões muito importantes, nomeadamente a expressão desportiva que reúne aqui em Fafe os praticantes desta modalidade e um significado do ponto de vista económico, em que Fafe será visitado por muita gente, vinda de vários pontos do país e mesmo de fora, o que terá naturalmente um impacto muito positivo na economia local.

Enquanto fafense, estou muito satisfeito por acolhermos este evento. Desejo o maior sucesso a todos os columbófilos. Espero que continuem a investir nesta modalidade, porque a diversidade desportiva é fundamental. O trabalho que têm desenvolvido para projectar a Columbofilia é meritório e, desde já, o meu agradecimento.”

Fafe vai acolher pela primeira vez uma Exposição de Columbofilia e, de acordo, com a organização, esperam-se cerca de 5000 pessoas.

José Luís Barros, Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Braga, revela um enorme orgulho por Fafe acolher este certame.

“Foi com enorme satisfação que vimos Fafe ter sido eleito como o local para a 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia. 30 anos depois, este certame regressa a Braga e, pela primeira vez, marca presença em Fafe. É um privilégio recebermos este evento que, no fundo, é o expoente máximo dos eventos de columbofilia.

Esta edição vai ser também muito especial, porque a partir daqui vamos apurar a Selecção Nacional para estar presente nas Olímpiadas de Columbófilia.

A exposição vai também servir como montra do que de melhor se faz em Fafe, no que toca ao artesanato, gastronomia, cultura.”

Recorde-se que no distrito de Braga existem cerca de 500 columbófilos, que fazem parte de um universo de cerca de 9000 em todo o país.

O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Columbofilia, a Associação Columbófila de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, é de entrada livre.