dsa_5335a.jpg
Fafe recebe Eco Festival 'Terra Mãe' em Julho

Mais de 15 concertos e diversas actividades num fim de semana dedicado à sustentabilidade ambiental

A freguesia de Fornelos, em Fafe, recebe, no fim de semana de 20 a 22 de Julho, a terceira edição do Festival “Terra Mãe”. Este ano, o Festival compromete-se com três grandes objectivos: o ‘lixo zero’ - pretende-se que seja produzido o mínimo lixo possível nos três dias de Festival; a plantação de uma árvore por cada entrada no festival, num sistema de agrofloresta; a ideia de que se crie uma grande família nestes três dias de festa.

Organizado pelo Movimento Terra Mãe, Associação Cultural e Recreativa “Movimento Amigos de Fornelos”, a Junta de Freguesia de Fornelos e o Município de Fafe, este Eco Festival pretende ser uma grande sala de exposição das artes tradicionais, ligado a grandes causas ambientais e com uma forte componente social.

Como acontece já desde 2016, este Eco Festival traz a Fafe um conjunto de concertos e workshops que promovem a sensibilização ecológica e alertam para a necessidade de proteger o ambiente, numa freguesia – Fornelos – considerada, o ano passado, a sétima mais ecológica do país.

Durante o dia, as actividades são direccionadas para os mais novos e para as famílias, com jogos tradicionais, oficinas de nutrição, cozinha vegetariana, eco construção, yoga, teatro, danças do mundo, mercado biológico, palestras de sensibilização e sustentabilidade ambiental. Este ano, o Terra Mãe acolhe também a Feira AlterNativa do Minho, voltada para a promoção e divulgação de produtos locais.

À noite, as actividades de cariz pedagógico dão lugar a diversos concertos. Cerca de 15 artistas e bandas nacionais e internacionais vão marcar presença neste festival que vai decorrer nos terrenos contínuos à Quinta do Minhoto, com cerca de dois hectares.

Pelo Festival vão passar nomes como Mercado Negro, Dani Lança, Elephant Step, Terra Livre, Rosa Mimo e Sus Mariposas, Progeto Aparte, Radio Bomba, Cabra Çega, Anaidcram, Allantantou, Tropikaoz, Mariana Root, Tupimambo, Eye Color Dreams e Danças do Mundo.

A boa comida também não vai faltar, com várias tasquinhas de comes e bebes e comida vegetariana. Quem passar pelo festival, poderá também apreciar o artesanato regional e assistir a momentos de animação e artes circenses.

Recorde-se que, em Fevereiro deste ano, foram plantadas mais de 1500 árvores, num terreno baldio afectado pelos incêndios em Fafe, numa iniciativa que resultou da primeira edição do Festival Terra Mãe, na qual cada entrada correspondia à plantação de uma árvore no concelho.

O festival foi apresentado esta manhã, em Fornelos, e Márcia Barros, Vereadora do Ambienta da Câmara Municipal de Fafe, destacou a importância deste festival na sensibilização ambiental.

Este é um festival com preocupações com o desenvolvimento sustentável, com a preservação do ambiente, e o Município deve estar ao lado destas iniciativas, porque é com este tipo de projectos que caminhamos e contribuímos para que se atinjam os objectivos de desenvolvimento sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas.

Durante estes três dias, há uma especial preocupação com a preservação dos ecossistemas, com a reutilização dos recursos e com a sensibilização das famílias para a importância da proteção da natureza.”

Esta é mais uma oferta do cartaz cultural do concelho que não se esgota no próprio concelho, uma vez que vem gente de vários locais. É uma satisfação ver que estamos a criar um festival que ganha cada vez mais músculo e que é também um festival com reconhecimento, quer do ponto de vista da Cultura, quer do território.

Este não é um festival com retorno exclusivamente financeiro, até porque o conceito inerente a ele envolve-nos numa cultura pouco despesista e consumista, embora saibamos que quem cá vem para o Festival, poderá cá regressar, mais tarde, e usufruir do nosso turismo de habitação, gastronomia.”, revela Pompeu Martins, Vereador da Cultura e Turismo do Município de Fafe

O Presidente de Junta de Freguesia de Fornelos, David Fernandes, relembrou queeste é um festival para o país e para o mundo, mas queremos muito e, acima de tudo, que as pessoas de Fafe também nos visitem. O nosso objectivo é que também elas, mesmo estando perto de casa, venham para cá e acampem para passarem os três dias connosco.

É um Festival voltado para as famílias, algo que não vimos em muitos outros festivais. Aqui há segurança, animação, todos se sentem bem e vai no seguimento de um dos nossos objectivos de sermos uma só família.”

Sobre os restantes objectivos, David Fernandes, explicou que “o objectivo do ‘lixo zero’ acompanhou-nos nas duas edições passadas; no primeiro ano, produzimos apenas um saco de 50 kg de lixo; o ano passado, tivemos algumas dificuldades com os depósitos e contentores. Este ano, queremos que não se produza lixo e vamos incentivar as pessoas para isso. É algo ambicioso, mas esperamos conseguir.

A plantação de uma árvore por cada entrada no festival também é uma ideia que nos acompanha desde sempre e serve, essencialmente, para reduzir a nossa pegada ecológica.”

No que respeita à programação do Terra Mãe, Patrick Fernandes, membro da organização, revela que À semelhança das outras edições, também este ano são as Músicas do Mundo que completam o cartaz. Haverá música africana, indiana, sul americana, sonoridades orgânicas. Nesta edição, apresentamos os Mercado Negro como cabeças de cartaz. Contaremos também com Dani Lança, um músico que viveu em Barcelona durante muitos anos e que, ultimamente, faz a abertura dos concertos de Manu Chao, entre muitos outros artistas de várias nacionalidades, uns que se estreiam no festival, outros que já são ‘da casa’.

Este ano, teremos um palco principal, onde tocarão as bandas e depois um espaço para os Dj’s terminarem a noite.

Os bilhetes estão à venda a partir da próxima segunda-feira, na Loja Interactiva de Turismo (Praça 25 de Abril) e online.