imagem_1086_0001.jpg
Fafe recebeu as Jornadas Resinorte 2016

Fafe recebeu, hoje, as Jornadas Resinorte 2016, que reuniu os autarcas responsáveis pelos 35 municípios que compõem o Sistema Norte Central e os respectivos técnicos associados ao serviço prestado.

Com o objetivo de promover uma partilha de ideias e de experiências entre os diversos atores, as Jornadas Resinorte prevêem sempre resultados ao nível do desempenho do Sistema Norte Central, que se pretende mais eficiente e com maior consistência.

Com início às 10h00, no Teatro Cinema, as Jornadas contaram com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Environment Global Facilities (EGF), Eng.º Ismael Gaspar, que, juntamente com o Presidente da Resinorte, Eng.º Tomás Serra, e com o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, abriram a sessão.

O Presidente da Resinorte, Eng.º Tomás Serra, agradeceu o facto de “Fafe ter aceite este desafio, ao receber, este ano, as Jornadas Resinorte.”

“A Resinorte tem sentido, sobretudo face aos desafios que se nos vão colocando, que é importante existir um trabalho conjunto com os Municípios e os munícipes. É fundamental um trabalho de proximidade, que tenha em conta as experiências de todos os atores e que prepare o futuro.

Por isso mesmo, as Jornadas são, este ano, mais focadas na partilha de experiências e de projetos. Sempre com o intuito de melhor servir as populações, utilizando as melhores técnicas ambientais e as tarifas mais adequadas.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, salientou o desafio, “num contexto de dificuldades financeiras, de apostar na recolha seletiva de resíduos.”

“Estas Jornadas fazem todo o sentido, porque significam precisamente uma reunião de esforços com o propósito de pensar a recolha seletiva de resíduos, para a qual devemos sensibilizar os munícipes. Fafe já se propôs, de resto, a ser município-piloto, relativamente à recolha seletiva porta-a-porta.

É com muito gosto que recebemos estas Jornadas, esperando que todos saiam daqui mais ricos, não só em termos de informação, como em termos humanos, de relações e contactos estebelecidos.”

Na abertura tomou também a palavra o Presidente da EGF, Eng.º Ismael Gaspar, que agradeceu a presença dos representantes dos vários municípios.

Os nossos principais objetivos passam pela valorização da EGF, continuando a promover a qualidade do serviço público, e pelo reforço do diálogo com os Municípios, sendo que existe a vontade de colocar, de novo, a funcionar o Conselho Consultivo.

Aproveito para reforçar que o cumprimento das metas 2020 vai implicar um grande investimento e vai depender, em muito, da mudança de comportamento dos munícipes.”

As Jornadas Resinorte vão decorrer até às 16h00, contando com uma sessão técnica, de apresentação de projetos, nomeadamente de Famalicão e Guimarães, e com uma sessão paralela, na qual reunirão os Presidentes de Câmara dos Municípios que integram o Sistema Norte Central e o Presidente da EGF.

Serão, ainda, abordados os novos desafios da gestão de resíduos e o plano de comunicação da Resinorte 2016/2017.