810_2795a.jpg
Fafe reforça rede de ecopontos no concelho

O Município de Fafe, em parceria com a RESINORTE, está a reforçar a rede de ecopontos no concelho, instalando mais 50 equipamentos de recolha seletiva, em vários locais, nos meses de Outubro e Novembro.

A localização dos novos ecopontos pretende privilegiar as zonas onde se constata uma maior necessidade destes equipamentos, permitindo assim, que o cidadão tenha de fazer um percurso mais curto para depositar os seus resíduos.

Em 2019, está previsto um aumento da rede de recolha seletiva com 69 equipamentos. A intervenção vai chegar a locais ainda não abrangidos, aumentando a capacidade de armazenamento dos resíduos recicláveis, a acessibilidade à recolha seletiva e a qualidade ambiental da vida das pessoas.

Este reforço na rede de ecopontos permite aumentar os níveis de recolha seletiva, preservando, assim, o meio ambiente, apostando na sustentabilidade e na qualidade de vida dos nossos munícipes.

Parcídio Summavielle, Vereador responsável por este pelouro, revela que a gestão dos resíduos é uma forte preocupação do Município de Fafe e deve ser uma preocupação de todos os munícipes. A consciencialização para a área ambiental, que passa por uma profunda mudança de mentalidades e de hábitos, é uma prioridade nossa.

Este reforço na rede ecopontos foi um reforço necessário. A ideia é que tenhamos este serviço de diferenciação da recolha o mais perto possível dos cidadãos. A par com a colocação destes ecopontos, estamos também a fazer uma campanha de sensibilização que procura, junto das pessoas, promover a separação dos lixos. É um esforço que te que ser feito e que só resulta se tivermos a população connosco neste processo.

O Vereador alertou também queCada vez que colocamos um ecoponto corremos um risco: transformar os ecopontos numa lixeira, porque, muitas vezes, as pessoas não resistem à tentação de colocar os resíduos domésticos junto do ecoponto. Por isso, apelo para que a população não faça isso. Em Fafe, na cidade, temos um serviço de recolha de lixos domésticos que passa seis vezes por semana, nas freguesias, a recolha também é frequente, e, por isso, pedimos a ajuda da população no sentido de resolvermos este problema.”