FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
810_7416a.jpg
Fafe representado no GreenFest em Braga

O concelho de Fafe está, uma vez mais, representado no GreenFest, que decorre, até Domingo, no Mosteiro de Tibães, em Braga, desta vez, com a água como tema nuclear e de inspiração.

Os Vereadores Márcia Barros e Pompeu Martins marcaram presença, esta manhã, na conferência inaugural, no seguimento de um convite lançado pela organização do evento que escolheu, novamente, o Município de Fafe por se distinguir nas ações e eventos que desenvolve ligados às áreas ambiental e social. .

Nesta edição, a Câmara Municipal promove, novamente, os eventos Terra Justa - Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade e o Eco- Festival Terra Mãe, acrescentado, nesta participação, o Mercado Bio, a Feira de Produtos Biológicos de Fafe.

O dia inaugural do GreenFest contou ainda com a apresentação da Eco-Ementa dos alunos de Arões Santa Cristina, promovida no âmbito do projeto Eco-Escolas, galardoada com o 2.º Lugar no concurso Nacional de Eco-Cozinheiros.

 

Márcia Barros, Vereadora do Ambiente, revelou, na ocasião, que “este é o segundo ano consecutivo em que somos convidados pela organização do GreenFest para estarmos cá presentes, o que muito nos honra.

Temos aqui a mostra do muito que temos feito pela sustentabilidade ambiental, a promoção da biodiversidade, a defesa do nosso planeta e a preocupação com a Natureza. Este é um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido ao longo deste mandato.

 

Aqui partilhamos algumas das boas práticas que temos desenvolvido, nomeadamente com o Mercado Bio, uma iniciativa ainda recente, mas que já está devidamente implementado e solidificado junto da comunidade.”

 

Pompeu Martins, Vereador da Cultura do Município de Fafe, reconhece que a participação no GreenFest, este ano, tem uma particular relevância com a educação, uma vez que connosco está a Escola Básica de Arões S. Cristina que é a primeira Eco-Escola do concelho. Aqui estão os alunos que foram os segundos melhores, a nível nacional, no concurso que houve sobre cozinha sustentável. Os nossos eco-cozinheiros estão aqui num showcooking a preparar a mesma refeição com que participaram no concurso.

Decidimos também trazer, novamente, o Terra Justa, por acreditarmos que o GreenFest engloba também as questões de nível social, fundamentais para as preocupações ambientais. O Festival Terra Mãe está também aqui representado, uma vez que exemplifica, muito bem, como se pode fazer um festival de música que respeita a sustentabilidade.

O autarca revela “No fundo, juntamos aqui várias áreas e eventos que rumam para uma mesma meta, o mesmo objetivo, de contribuirmos para um planeta cada vez melhor.

Esta é uma boa montra do concelho de Fafe. Temos muito gosto em, consecutivamente, estarmos ligados a causas e aqui mostramos aquilo que em Fafe se faz para que este mundo seja um bocadinho melhor.”

De acordo com a organização, esta edição será uma ode a esta magnífica expressão da natureza: a água. No certame, juntar-se-ão especialistas, estudiosos, audaciosos e curiosos para uma reflexão profunda e partilhada. O programa será diverso e plural, incluindo área expositiva, conferências, tertúlias, workshops, demonstrações ao vivo, showcooking, mercados biológico e de artesanato, música, performances ao vivo e muitas outras atividades.

 

Recorde-se que esta é a segunda vez que o Município de Fafe marca presença no Certame, tendo tido a sua estreia, em Outubro do ano passado, no Estoril, numa participação muito bem sucedida. 

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt