dsa_4878.jpg
Fafe subiu 46 lugares no ranking de Transparência Municipal

De acordo com o estudo feito pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), o Município de Fafe subiu 46 lugares no Ranking do Índice de Transparência Municipal, encontrando-se em 74º lugar.

O estudo, que analisa os 308 municípios, classifica Fafe com 64,15 pontos, aumentando, desta forma a pontuação, relativamente ao ano passado, em nove pontos percentuais.

Recorde-se que a pontuação média dos 308 municípios baixou um ponto percentual, enquanto Fafe subiu no ranking, contrariando a tendência, num ano em que os critérios de análise foram mais exigentes.

No relatório enviado à Autarquia, Fafe figura entre “os melhores municípios”, o que significa um aumento da informação disponibilizada à população, através do site Câmara Municipal.

No âmbito distrital, Fafe passou da 5ª para a 4ª posição.

Recorde-se que a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC) é uma organização não governamental, cuja principal função é o combate à corrupção, medindo o índice de transparência das autarquias, através de uma análise detalhada à informação disponibilizada nos websites de cada Município.

O IMT é composto por 76 indicadores que estão distribuídos por sete grandes dimensões: Informação sobre Organização; Composição Social e Funcionamento do Município; Planos, Relatórios, Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Informação Económico Financeira; e Transparência na área do Urbanismo.

De entre as várias dimensões analisadas, destaca-se a “Relação com a Sociedade”, a Informação Económica-Financeira” a “Área do Urbanismo” e a Contratação Pública” como áreas em que o Município de Fafe recebe maior pontuação, no que à transparência diz respeito.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destaca a importância deste estudo para a confiança dos munícipes e relembra o impacto positivo que este tipo de notícias tem na relação com a sociedade.

Esta é uma notícia que deve deixar orgulhosos os fafenses. É um dever da Autarquia fornecer o máximo de informação possível aos seus munícipes e mantê-los atualizados de todas as atividades e ações que desenvolvemos.

Estamos muito satisfeitos por termos subido 46 lugares no ranking racional, num ano em que foram apertados os critérios de análise.

Uma das dimensões com maior pontuação, atingindo quase os 100 pontos, é a 'Informação Económica-Financeira', o que só sublinha a preocupação da Câmara Municipal na prestação de contas aos munícipes.”