imagem_1035_0001.jpg
Feiras Francas inauguradas em Fafe

Foram, hoje, inauguradas as Feiras Francas em Fafe, que vão decorrer até às 20h00 do próximo dia 17 de Maio.

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, percorreu, acompanhado pelos Vereadores Pompeu Martins, Helena Lemos, José Baptista e Vítor Moreira, o espaço onde se concentram as atividades desta edição das Feiras Francas – o Parque da Cidade.

“Esperamos, como sempre, receber nesta nova Edição das Feiras Francas, muitos visitantes.

Mantemos a tradição de sempre na organização do evento, mas introduzimos, de igual forma, alguns momentos de inovação, nomeadamente no que concerne à Corrida de Cavalos, que vai ser, pela primeira vez, numa pista de terra que queremos que possa ser usada todo o ano para treino de cavalos e corridas.

A nível musical, também nos esforçamos por apelar à participação jovem, com a presença de um palco onde atuarão vários Dj’s hoje, amanhã e domingo.

São as Feiras Francas que conhecemos, com a tradição habitual, mas com o intuito de chegar a mais gente e de diferentes faixas etárias.”

Com o arranque das Feiras Francas, foi também aberta ao público a Feira Rural, uma das principais atrações das festividades. Traduzindo-se numa mostra de produtos regionais, desde o artesanato à gastronomia, mais de 50 expositores marcam, este ano, presença, vendendo os seus artigos nos stands devidamente identificados.

A entrada na Feira Rural, que se realiza ao ar livre, é grátis, esperando-se bastantes visitantes.

Num apelo à tradição fafense, as Feiras Francas apresentam um programa que inclui muita animação musical e os habituais momentos tradicionais da Chega de Bois, na segunda-feira, às 17h00, e da Corrida de Cavalo a passo travado, na terça-feira à mesma hora.

Hoje, à 01h00, tem também lugar a iniciativa “Bou à Xega”, inovadora nas Feiras Francas. Trata-se de um momento musical direcionado especialmente para os mais jovens que, durante os dias 13, 14 e 15 de Maio, trará a Fafe um conjunto de Dj’s reconhecidos.

Amanhã, sábado, a animação fica cargo dos AM Show, às 22h00, na Praça do Relógio. Domingo, no mesmo local e à mesma, serão os Sons do Minho a tomar conta do palco.

No fim de semana, espera-se que os fafenses (e não só) acorram a Fafe e visitem as várias animações programadas. O Parque da Cidade contempla uma “Praça dos Petiscos” que se espera que faça as delícias de quem se deslocar ao local. Vários restaurantes estão presentes, com um stand, no espaço, a servir diversos petiscos gastronómicos.

Destaque ainda para o XVIII Festival de Ranchos Folclóricos de Fafe, a realizar domingo, às 16h00, e segunda-feira, às 15h30, momento que traz os vários ranchos do concelho ao Palco do Parque da Cidade, para atuarem para um público entusiasmado.