post-fb_web-ff-geral_2018.png
Feiras Francas regressam de 11 a 17 de Maio

Animação Musical, Petiscos, Feira Rural e Divertimentos para os mais novos num programa alargado

A edição 2018 das Feiras Francas, que durante vários dias anima a cidade de Fafe, vai decorrer entre 11 e 17 de Maio, com as atividades centradas no Parque da Cidade, zona cuja requalificação tem sido uma aposta da Autarquia.

Com mais espaços verdes e zonas de lazer, o Parque da Cidade vai receber, como habitualmente, a Feira Rural, ponto alto das Feiras Francas, animação musical e muitas outras iniciativas que são um apelo à tradição fafense.

Ao ar livre e com entrada gratuita, a Feira Rural traduz-se numa mostra e venda de produtos locais e regionais, com dezenas de expositores de áreas distintas, que vão desde o artesanato à gastronomia regional, passando pelos novos produtos que ganham destaque no mercado.

Com um programa alargado, ao longo dos sete dias, os fafenses poderão assistir a diferentes momentos musicais. O ‘Bou à Xega’ dá o mote para as Feiras a 11 de Maio, sexta-feira, no palco Jovem, momento que se repetirá todos as noites do certame e contará com a presença de Dj’s nacionais e internacionais, conhecidos do público, como Gioli & Assia, Dj Nino, Club Bandizt, Sílvia Neytiri, No Make, Dual Senses, Ricardo Mendez, Terminal R, Souza, Bone, P*tadeloucura, Christian F, Artur Matos, Noise Kingdom. Também, no Palco Jovem, estão previstas atuações da Tuna Estefina e da Tu’na Fanfe.

No Sábado, o destaque vai para as tradicionais Rusgas de Concertinas e o I Encontro Regional de Cavaquinhos. No Domingo, é a vez do III Encontro Regional de Bombos, do XIX Festival de Ranchos Folclóricos de Fafe e, a terminar a noite, os Aronis Show.

À hora de petiscar, damos palco aos grupos locais, com Ribeiro e Amigos, Grupo de Concertinas Cidade de Fafe, Ases d´Ouro, AAPAEIF, ARPIFAFE, o Grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Fafe, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município e a Tuna Sénior da Universidade Sénior de Fafe.

Este ano, Diapasão c/ Marante ocupam o lugar central nas feiras francas com um espectáculo no dia 15, terça-feira. À meia noite, tem lugar a já tradicional sessão de fogo de artificio

A completar a programação, no feriado municipal, contamos com mais uma banda da casa, os Trastes.

A animação não fica por aqui. Destaque também para as rusgas de concertinas, a Praça dos Petiscos, zona dedicada à gastronomia, a habitual chega de bois (este ano no dia 16, pelas 18:00) e a corrida de cavalo a passo travado (dia 17, este ano na Rua Ângelo Salgado Medon).

As Feiras Francas têm outras iniciativas previstas que integram um programa diversificado e cada vez mais abrangente: exibições da Escola de Hipismo, Festival de Ranchos Folclóricos de Fafe, um passeio todo-o-terreno, Feira de Gado Cavalar, e um concurso pecuário das raças minhota e barrosã.

Também este ano, de 11 a 13 de Maio, teremos, em Fafe, os Fins de Semana Gastronómicos. Em vários restaurantes do concelho (A Cabana, A Desportiva, Académico, Adega Popular,Casa da Cêra, Casa de Pasto Reis, Feira Velha, Porto Seguro, Quinta das Vinhas, Tia Graça), poderá provar a melhor vitela assada do país – ex líbris da gastronomia fafense, acompanhada dos mais saborosos doces de gema. Quem visitar o concelho, poderá também usufruir de um desconto de 15 % nos empreendimentos turísticos (Hotel Comfort Inn Fafe, Aldeia Turística do Pontido, Casa das Paredes, Casa de Fora, Casa de Mós, Casa de Docim, Quinta Lama de Cima, Quinta do Minhoto, Casa do Gandião, Casas do Ermo, Casa Cimo da Vila, Le Jardin, Parque de Campismo Barragem da Queimadela).

Pompeu Martins, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, revela “estas são as Feiras Francas que conhecemos, com tradição e com o intuito de chegar a mais gente e a diferentes faixas etárias. É um encontro entre o moderno e a tradição que promovemos nas edições anteriores e que conseguiu o público.

Mantemos o ‘Bou à Xega’ para os mais jovens, continuamos com as actividades tradicionais, como o Festival de Ranchos Folclóricos, a Corrida de Cavalos, a Chega de Bois, e alargamos o programa a mais dois dias de festa, esperando trazer uma nova enchente de pessoas }a cidade

Também este ano, contamos com um número significativo de expositores na Feira Rural que, desde há uns anos, é realizada ao ar livre, com entrada gratuita, sendo uma excelente montra de vários produtos locais e regionais.

As Feiras Francas são uma das marcas de excelência do concelho, não só pela mobilização de pessoas, mas sobretudo pela mostra do que se faz de melhor no concelho.”

SEXTA-FEIRA 11/05

23:00 PALCO JOVEM

GIOLI & ASSIA, TUNA ESTEFINA, DJ NINO

SÁBADO 12/05