imagem_1024_0001.jpg
Feiras Francas regressam de 13 a 17 de Maio

A edição de 2016 das Feiras Francas, que durante cinco dias animam a cidade de Fafe, vai decorrer entre os dias 13 e 17 de Maio, com as atividades centradas no Parque da Cidade, zona cuja requalificação tem sido uma aposta óbvia do Município de Fafe.

Agora com mais espaços verdes e amplitude, o Parque da Cidade vai receber, como habitualmente, a Feira Rural, ponto alto das Feiras Francas, e muita animação musical, entre outras atividades que são um apelo à tradição fafense.

Ao ar livre e com entrada gratuita, a Feira Rural traduz-se numa mostra e venda de produtos regionais, com expositores de áreas distintas, desde o artesanato à doçaria regional e à gastronomia.

Ao longo dos cinco dias de Feiras Francas, os fafenses poderão assistir a diferentes momentos musicais, que primam pela atuação de grupos locais, nomeadamente no dia 13, sexta-feira, no Palco do Levante, pelas 21h30, com a noite das coletividades.

Nos restantes dias, teremos rusgas de concertinas e fado, na Praça dos Petiscos, zona dedicada à gastronomia, nomeadamente às 20h00 e 21h00 do dia 14, sábado.

Os ranchos folclóricos do concelho de Fafe terão também destaque durante esta edição das Feiras Francas, nomeadamente no dia 15, domingo, e 16, segunda-feira, com a realização de um desfile, pelas ruas da cidade, e de um festival próprio, no Palco do Levante.

Nos dias 13, 14 e 15, o dia de festa encerra com um momento musical dedicado especialmente ao público mais jovem. Na iniciativa Bou à Xega e com a parceria da Posição Neutra, será apresentado um conjunto de alternativas à música mais tradicional. Dj’s como Jonh Mayze & Marco Freitas, Hand’s Up, Dual Senses, Mc Taku e Olga Ryazanova irão atuar durante os dias mencionados.

Os AM Show também vão marcar presença nas Feiras Francas deste ano, com uma atuação no sábado, dia 14, às 22h00, na Praça do Relógio. No domingo, dia 15, no mesmo local, a animação musical fica a cargo dos Sons do Minho.

A habitual chega de bois tem lugar na segunda-feira, dia 16 de maio, feriado municipal, às 17h00, na Praça dos Animais. Por sua vez, a corrida de cavalo a passo travado está marcada para as 17h00 de terça-feira, dia 17, último dia das festividades.

As Feiras Francas têm outras atividades previstas, tais como exibições da Escola de Hipismo, um passeio todo-o-terreno, a prova de St.º Huberto, nas Serras de Fafe, um torneio de minibasquete, o II Encontro Regional de Bombos, a feira do gado cavalar, atividades de treino e obediência canina e um concurso pecuário das raças minhota e barrosã.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura, destaca a “tradição das Feiras Francas, que são uma das marcas de Fafe, pela divulgação do que de bom temos no concelho e pela mobilização de pessoas.

Este ano com algumas novidades, nomeadamente o Bou à Xega, que pretende ser um chamariz para o público mais jovem, as Feiras Francas mantêm a sua essência e as caraterísticas que, desde sempre, fazem os fafenses deslocarem-se até ao Parque da Cidade.

Esperamos, este ano, com a entrada livre na Feira Rural e com a diversidade de expositores, nova enchente de pessoas e cinco dias de muita animação.”