As comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril integraram, este ano, a Inauguração das obras de requalificação do Parque 1º de Dezembro, cujo valor total de investimento ronda os 318 mil euros, cofinanciado em 85%, pelo Programa Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Europeu de Desenvolvimento Regional.
Esta obra tinha como principal objectivo a criação de uma pequena praça que remata, a Norte, a Av. 5 de Outubro, onde se integrou o Padrão da Independência (cruzeiro), numa plataforma elevada, formando, dessa forma, um miradouro para o Parque e conferindo maior visibilidade e dignidade ao monumento.
Para concretizar a obra, foi necessário anular a via automóvel em frente à antiga estação que tinha um inclinação elevada o que dificultava o tráfego automóvel, integrando essa área no Parque. Posteriormente, procedeu-se à criação de uma via marginal ao Parque, que permite manter ambos os sentidos de circulação automóvel, e de um caminho pedonal que permite o atravessamento do Parque com acessibilidade universal.
Inserida também nesta empreitada está a Rua Ângelo Medon, a qual corresponde a um novo arruamento, que possibilita a melhor circulação no centro urbano, ao diminuir a carga automóvel da Av. 5 de Outubro. Permite a deslocação mais fluída entre a rua Amália Rodrigues e a Rua de Sá, facilitando o acesso ao Parque da Cidade. Também na Rua Ângelo Medon, procedeu-se à criação de uma bolsa de estacionamento com 61 lugares.
O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, considera que “este arranjamento urbanístico é exemplo daquilo que queremos fazer: respeitando o passado e todo o nosso património, dar um rejuvenescimento e um toque de modernidade, tornando-o adaptado aos dias de hoje.
Deixar aqui uma palavra de agradecimento à equipa técnica da Câmara Municipal, na pessoa do Arqº Santana, que levou a cabo todo este trabalho, e também àqueles que aqui trabalharam.
Esta cerimónia, embora simbólica, enquadra-se no espírito do 25 de Abril que promove a qualidade de vida das pessoas.”