imagem_1187_0001.jpg
Jorge Palma actua em Fafe

Novembro vai ser um mês repleto de grandes concertos em Fafe.

Valter Lobo dá o mote para este mês especial com um concerto intimista no Teatro Cinema, dia 4. O músico, natural de Fafe, vai apresentar o seu mais recente trabalho, o álbum “Mediterrâneo”. Nove temas originais compilados num trabalho conceptual em que Valter Lobo, sem colocar de parte uma melancolia inata, faz uma reaproximação ao calor humano e ao mundo, na busca de um clima mais ameno e apaziguador, despido de materialismo e onde os bens essenciais à sobrevivência são a proximidade com o mar e com aqueles de quem gostamos.

A sonoridade veio enriquecida pelos ambientes criados pela guitarra atmosféric​a de Jorge Moura e pelos sopros de Tiago Borges.

Valter Lobo é um cantautor e advogado nortenho que se deu a conhecer apresentando ao mundo um conjunto de cinco canções que perfizeram o “Inverno Ep” em 2012.

Com o português em punho e com uma componente lírica marcada por um grande sentimentalismo, integrou o grupo de Novos Talentos Fnac 2012, apresentou-se ao público em vários concertos ao vivo, participou no “Singersongwriter International Competition”, sendo o único artista a cantar em português a chegar à semi-final, até alcançar o primeiro lugar do top da Antena3, onde permaneceu durante várias semanas com o tema “Pensei que fosse fácil”.

O grande destaque da programação de Novembro, vai para o concerto de Jorge Palma no Teatro Cinema. O músico actua em Fafe no próximo dia 11, num concerto em acústico.

Jorge Palma vai dividir o palco com Vicente Palma, que surge na guitarra e no piano, e Gabriel Gomes que oferece a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes verdadeiramente íntimos e especiais.

Com mais de 40 anos de carreira, Jorge Palma é um nome incontornável do panorama musical português. Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, o músico começou a dar cartas logo cedo, quando aos 13 anos venceu o segundo prémio e uma menção honrosa num Concurso Internacional das Juventudes Musicais, em Palma de Maiorca.

Correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga.

Editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com Voo Nocturno.

Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete. Pelo seu último disco «Com Todo o Respeito» foi ainda galardoado pela SPA com o prémio Pedro Osório.

A programação cultural do mês de Novembro termina com um espectáculo da banda Guitarra e Contrabanda, dia 18 de Novembro, também no Teatro Cinema.

Juntos desde 2012, este quarteto de músicos naturais de Fafe, propõe-se a levar o público a revisitar memórias quase esquecidas do nosso Portugal.

A banda, composta por Nuno Marinho, Ricardo Fernandes, Hugo Marinho e Licínio Castro, lançou o seu primeiro trabalho discográfico no ano de 2013, “Fim para um princípio” e, em 2015, apresentou "O Velho-barqueiro".

O Folk e o Rock vão dominar o concerto numa mistura de ritmos e sons, desde a guitarra, o baixo, a bateria, percursão, bouzouki, braguesa, bandolim, guitarra eléctrica e o cavaquinho.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, destaca a abrangência e diversidade de estilos destes três concertos que vão proporcionar momentos muito especiais ao público.

O mês de Novembro vai trazer a Fafe um conjunto de músicos e projectos de referência em diferentes áreas. O Valter Lobo e os Guitarra e Contrabanda são músicos naturais de Fafe e, por isso, não poderíamos deixar de os convidar a actuar em “casa”, no Teatro Cinema, e, apoiar, desta forma, os seus projectos e promover o que de melhor se faz por cá.

O grande destaque deste conjunto de concertos vai para Jorge Palma, um nome incontornável da música portuguesa que promete encher a sala e encantar o público.

Durante o mês de Outubro, trouxemos também a Fafe, uma série de concertos de Jazz, que se revelou um sucesso nesta segunda edição.

Estamos certos de que serão concertos especiais e singulares, não só pela quantidade, como pela qualidade de músicos que por cá vão passar, fazendo parte da nossa estratégia de diversificar a oferta cultural. “

Recorde-se que todos os concertos têm inicio marcado para as 21h30 e os bilhetes podem ser adquiridos na Loja Interactiva de Turismo.