dcs_0804.jpg
'Ler o Mundo, Unir Comunidades’ dá mote para as 9.as Jornadas Literárias em Fafe

Teatro Pedagógico, Concursos, Peddy Papers e muitas outras atividades

Durante a próxima semana, de 5 a 9 de Março, realizam-se as 9.as Jornadas Literárias de Fafe, subordinadas ao tema genérico “Ler o Mundo, Unir Comunidades’.

A iniciativa, que mobiliza anualmente os alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, conta com diversas atividades, distribuídas pelos cinco dias de duração, que privilegiam a leitura, a escrita, o teatro, a música, a animação.

A iniciativa é realizada pelo Município de Fafe, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Fafe, Montelongo e Prof. Carlos Teixeira, Escola Profissional de Fafe, Colégio da ACR Fornelos, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Academia de Música José Atalaya, Núcleo de Artes e Letras de Fafe, Escola de Bailado de Fafe e Cineclube de Fafe.

Este ano estarão presentes em diversos locais e ao longo da semana os escritores Fabíola Lopes, Joana Nogueira, Alexandre Parafita e Ana Lázaro. Estas 9.as Jornadas Literárias contarão ainda Teatro Pedagógico, Concursos, Peddy Papers, entre muitas outras atividades que enaltecem e valorizam a literatura juntos dos mais jovens.

O grande espectáculo de abertura das 9.as Jornadas Literárias de Fafe, sob o lema “O Sonho” , realiza-se, na manhã de segunda-feira (10h00), na Praça 25 de Abril, caso as condições meteorológicas o permitam, ou no Pavilhão Multiusos, estando confirmada a presença de mais de cerca de 800 crianças dos estabelecimentos de educação pré-escolar do concelho.

Um dos momentos altos desta edição das Jornadas Literárias é a presença do pianista Júlio Resende e do conhecido médico psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz com um espectáculo, no Teatro Cinema, a 6 de Março (21h30). "Poesia Homónima por Júlio Resende e Júlio Machado Vaz" versa sobre poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares. O (des)Concerto vai explorar dois olhares distintos sobre a Poesia, e que muita Música inspiraram o pianista e o psiquiatra. Os bilhetes, com o custo de 2 euros, estão à venda na Loja Interactiva de Turismo (Praça 25 de Abril)

Nesta edição, as Jornadas trazem mais uma vez a literatura para a rua, com as iniciativas “A Poesia vai à Feira” (na manhã de quarta-feira) e “Há um escritor na Minha Rua” (na tarde de quinta-feira), no quarteirão que envolve as ruas Guerra Junqueiro, António Sérgio, Bocage, Antero de Quental, Jaime Cortesão, Eça de Queirós, Aquilino Ribeiro e Gil Vicente.

Na noite de sexta-feira, as Jornadas concluem com um espectáculo organizado pela Academia de Música José Atalaya, com coros e orquestra, incluindo jovens músicos de todos os agrupamentos de escolas.

Para Pompeu Martins, Vereador da Cultura e Educação, esta é “mais uma oportunidade de envolver toda a comunidade escolar, parceiros ligados à cultura, e os fafenses num projecto comum que promove a literatura no concelho, este ano sob o mote “Ler o Mundo, Unir Comunidades”.

As Jornadas Literárias, que vão já na sua 9ª edição, dinamizam Fafe e trazem um ambiente diferente e especial à cidade. Os nossos alunos consideram-nas uma forma divertida de aprender e os professores envolvem-se sempre com grande empenho e dedicação.”

"São muitas as actividades programadas que abrangem diferentes áreas, com diversos convidados a passarem por cá. As Jornadas Literárias de Fafe são um dos momentos do ano mais interessantes da cultura do livro”, rematou.

Programa das 9.as Jornadas Literárias de Fafe:

DIA 5 – Segunda-Feira

09:30 Espetáculo de abertura da Feira do Livro e semana da leitura - “Acordar de um sonho” (1º Ciclo)

10:00 Espetáculo de Abertura das Jornadas

“O Sonho” (Pré-escolar)

Crianças do Pré-Escolar de Fafe

Praça 25 de Abril

10:30 Teatro Pedagógico

Auto da Barca do Inferno

14:30 Teatro Pedagógico

Auto da Barca do Inferno

Teatro-Cinema