dsc_3977a.jpg
Mais de 1250 árvores plantadas no âmbito da iniciativa 'Vamos Plantar Portugal'

A Câmara Municipal de Fafe promoveu, durante o dia de hoje, uma ação de plantação de árvores em dois espaços do concelho, no âmbito da Semana da Reflorestação Nacional, iniciativa do Movimento Plantar Portugal.

A iniciativa contou com a presença de cerca de 400 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho que, no total, plantaram mais de 1250 árvores.

Durante a manhã, alunos do 4º ano plantaram 12 árvores no Parque da Cidade, com o conceito 'Adote uma Árvore', em que cada turma plantou uma árvore e poderá, agora, acompanhar o crescimento e desenvolvimento da espécie.

À tarde, foi a vez dos alunos do 2º e 3º ciclo plantarem cerca de 1250 árvores na Quinta do Confurco.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, realçou o conceito educativo e pedagógico da iniciativa.

“Este ano, aderimos também à iniciativa 'Plantar Portugal', com a plantação de mais de 1250 árvores em dois espaços do concelho.

O Parque da Cidade é uma zona que naturalmente está preparada para tal e tem essa vocação de ter uma zona mais arborizada. Um Parque, como este que nós temos, que está a ficar muito mais bonito e que os fafenses gostam, usam e frequentam, ficará, agora, mais acolhedor e aprazível.

Na Quinta do Confurco, plantamos também cerca de 1250 carvalhos, para substituição das espécies que não tiveram sucesso na primeira plantação.

Pretendemos, com isto, sensibilizar os alunos para a importância da manutenção e proteção desta espécie autóctone e para a proteção dos recurso naturais.

Este foi um ano muito complicado, no que toca a incêndios, com uma vasta área ardida e, como tal, faz todo o sentido que nos associemos a esta Campanha de Reflorestação Nacional e que possamos envolver as crianças na necessidade de cuidar da Natureza.”

Helena Lemos, Vereadora do Ambiente, destaca a importância desta iniciativa na sensibilização e consciencialização ambiental.

“Voltamos aderir ao movimento Plantar Portugal, este ano com a Campanha de Reflorestação Nacional, porque considerarmos que faz todo sentido lembrar a importância da preservação da floresta e das espécies autóctones, especialmente este ano, em ardeu uma área tão significativa no nosso concelho.

Ao convidarmos a comunidade escolar a participar estamos a sensibilizar os mais novos para a temática da proteção do meio ambiente e, de uma forma divertida e educativa, consolidar os conceitos transmitidos na sala de aula e ao mesmo tempo aproximar as nossas crianças dos espaços verdes e florestais que dispomos no nosso concelho.”