camara.jpg
Melhor Eficiência Financeira: Fafe continua a figurar no ranking dos 100 municípios com melhores resultados

Câmara Municipal de Fafe pertence ao quadro de “mérito” das autarquias de média dimensão

De acordo com o anuário financeiro de 2016, Fafe está no ranking dos 100 municípios com melhor eficiência financeira.

Apesar de ter realizado um conjunto de investimentos, por via direta ou com recurso a empréstimo bancário, Fafe continua a ser visto como um município com as contas em dia e de uma eficiência financeira exemplar, sendo mesmo, no distrito de Braga, o segundo município de média dimensão com melhor pontuação global.

Fafe mantém-se assim no TOP 100, descendo algumas posições por força dos investimentos/empréstimo realizado para a aquisição de terrenos para a zona envolvente da biblioteca e aquisição de terrenos para a escola de Arões ( 1 600 000 euros), e o restante para a requalificação da EM 617-1 Regadas, a requalificação do CM 1645 - Passos e Edifício Multifuncional (cerca de 645 500 euros).

Além destes investimentos, a Câmara Municipal resolveu ainda o problema da NATURFAFE que se arrastava há vários anos, através da internalização do seu pessoal.

O Município de Fafe é ainda, de acordo com anuário financeiro, dos municípios com maior volume de transferências correntes e de capital, subsídios e volume de despesa paga, ocupando o 22º lugar num total de 308 municípios.

Destaque ainda para o facto de Fafe ser das autarquias com melhor índice de divida total, ocupando o 37ª lugar num total de 308 municípios, isto num ano em que a receita própria baixou mais 1,5 milhões de euros e,mesmo assim, a Câmara Municipal mantém-se na tabela dos 100 melhores municípios de Portugal.

Ainda em 2016, a autarquia aumentou em mais de 50% o valor atribuído às freguesias (o que representa, por exemplo, mais 1 milhão de euros distribuído pelas freguesias face a 2012).

Com aumento de investimento, redução de receitas, Fafe continuou em 2016, e continuará a estar num lugar cimeiro no ranking dos municípios com melhor eficiência financeira.