dsa_6817a.jpg
Mercado de Natal anima centro da cidade

Foi inaugurado, esta manhã, o Mercado de Natal em Fafe. A tenda, instalada na Praça 25 de Abril, é uma das maiores atracções da Fafe Cidade Natal 2017 e conta com a presença de 15 expositores, em representação de diferentes áreas de atividade, desde os produtos regionais ao artesanato.

O Mercado é um espelho daquilo que se produz em Fafe, expondo produtos tradicionais e de comerciantes locais.

Este ano, pela primeira vez, o Pai Natal marca também presença no certame, fazendo, assim a delícia de miúdos e graúdos, que terão oportunidade de tirar fotografias com a figura mais querida do Natal, num retrato natalício para mais tarde recordar.

Também neste espaço vão ser dinamizadas várias atividades durante toda semana. Hoje, durante a manhã, vão ser vários os Ateliers a decorrer, que vão desde a decoração ao desenho, havendo ainda espaço, a partir das 15h30, para uma sessão de cinema, com o apoio do Cineclube de Fafe.

À noite, para além dos Encontros de Coros de Natal, que animam as noites no centro da Cidade até dia 22, haverá também um momento de dança com a parceria da Academia de Dança Nun’Álvares (ADN).

O Mercado de Natal recebe também, amanhã, a 21 de Dezembro, durante a tarde, para além dos Ateliers, o Baile de Natal, com vários workshops de dança dinamizados pela ADN, gratuitos, para todas as idades. E, no dia seguinte, o Teatro Vitrine dinamiza, junto de centenas de crianças, uma Festa de Natal, com muita animação e surpresas, a partir das 15h30.

No encerramento do Mercado de Natal, a 23 de Dezembro, a tarde vai ser dedicada à dança, numa parceria também com a Academia de Dança Nun’Álvares. O centro da cidade vai ser animado pelo habitual Desfile de Pais Natal, com a organização dos Asfalto Friends Fafe e dos Restauradores da Granja, a partir das 15h30. Uma hora mais tarde, o Mercado de Natal é palco do Concerto de Natal, com a Orquestra de Fafe.

A Big Band Club Fafense encerra o Mercado com um concerto, de entrada livre, ritmado pelos sons do Jazz, a partir das 21h30.

A inauguração de hoje ficou marcada pela atuação da Academia de Música José Atalaya e na ocasião, Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, destacou ‘a animação que o Mercado de Natal traz ao centro da cidade, criando ali um polo dinamizador do comércio local. O Mercado concentra um conjunto de atividades e permite também que os nossos produtores locais possam mostrar o seus produtos e ter, assim, mais uma oportunidade de fazer negócio.

São várias as iniciativas que aqui vamos promover , de diferentes áreas, para que as pessoas possam, com todo o conforto, conviver, divertir-se aproveitar esta época.”

Recorde-se que o Mercado de Natal, de entrada gratuita, encerra no dia 23 de Dezembro, às 23h00, estando aberto desde as 10h00. Nos restantes dias, abre às 14h00 e encerra à meia noite.

Exposição ‘A Minha Estrela de Natal’

O Mercado de Natal acolhe, também este ano, a Exposição ‘A minha Estrela de Natal’. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal às Juntas de Freguesia para, em parceria com as Associações locais, preparassem uma Estrela para ser exposta ao longo do Mercado de Natal.

Esta Estrela faz alusão à Estrela do Advento que, de acordo com a História, revelou o nascimento de Jesus aos Três Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém.

O objectivo é que cada freguesia do concelho se faça representar no Mercado de Natal com uma estrela característica, que conte a história das suas gentes e tradições.