FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
810_5418a.jpg
Mercado de Natal anima Fafe a partir de hoje

Foi inaugurado, esta manhã, o Mercado de Natal em Fafe. A tenda, instalada na Praça 25 de Abril, é uma das maiores atrações da Fafe Cidade Natal 2018 e conta com a presença de 18 expositores, em representação de diferentes áreas de atividade, desde os produtos regionais ao artesanato.

O Mercado é um espelho daquilo que se produz em Fafe, expondo produtos tradicionais e de comerciantes locais. No espaço, os visitantes podem comprar doces, compotas, vinhos, broa, bombons, artesanato e até a tradicional sandes de vitela assada à moda de Fafe.

A inauguração de hoje contou com a participação especial da Academia de Música José Atalaya e na ocasião, Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explicou que ‘procuramos nesta época natalícia, concentrar as atividades no centro da cidade, através de uma forma de apoio e promoção do comércio local. O Mercado de Natal é uma iniciativa que reúne o agrado de toda a população e dos comerciantes que vêm neste certame uma forma de animar a época, com várias atividades.

Por aqui vão passar cerca de 2000 crianças, com várias atividades durante o dia; à noite, há diversas atividades também para toda a família.

Esta é a 4ª edição do Mercado de Natal e acreditamos que é algo que os fafenses já não dispensam. Este ano, voltamos a contar com a participação de diversos produtores locais de diferentes áreas de atividade. As Freguesias voltaram a colaborar connosco, através da decoração de um enfeite de Natal depois colocado nesta Árvore. É uma forma de envolver as crianças e os seniores que ajudaram também na decoração desta bola de Natal.”

Também neste espaço vão ser dinamizadas várias atividades durante toda semana. É esperada a presença de mais de 2000 crianças nas iniciativas agendadas. Hoje, durante a manhã, vão ser vários os Ateliers a decorrer: ‘A minha música de Natal,’ da Academia de Música José Atalaya, ‘Uma Viagem pelos Clássicos de Dança’ da Escola de Bailado de Fafe, havendo ainda espaço, à tarde, para uma sessão de cinema, com o apoio do Cineclube de Fafe.

À noite, mantêm-se os tradicionais Encontros de Coros de Natal, que preenchem a programação, durante três dias, 19, 20 e 21 de dezembro.

A manhã do dia 20 de Dezembro é dedicada à literatura, com os ‘Contos Clássicos’ e ao Teatro com a peça de Miguel Torga, ‘Natal’. À tarde, para além de mais um atelier ‘O Meu Postal para o Pai Natal’, o Mercado de Natal é palco do habitual Baile Intergeracional de Natal, com uma oficina de dança, dinamizado pela Academia de Dança do Grupo Nun’Álvares.

No dia seguinte, para além dos Workshops de pintura e desenho, com a parceira do Projeto Café Cultural, o música fafense, Valter Lobo, dinamiza uma “Tarde com Música” sobre o seu percurso artístico e a importância da criatividade no diálogo entre as palavras e as pautas musicais.

No encerramento do Mercado de Natal, a 22 de Dezembro, o centro da cidade vai ser animado pelo 4.º Encontro de Pais Natal, a partir das 15h00, um momento promovido pelos Restauradores da Granja, ARCO – Santo Ovídio, Cercifaf, União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, ARO 27 e Leões do Ferro. A tarde vai ser dedicada à dança, numa parceria também com a Academia de Dança Nun’Álvares.

À tarde, na tenda instalada na Arcada, o Grupo Nun´Álvares apresenta um espetáculo de dança, ‘Loja de Brinquedos’, pela Academia de Dança, seguido, pelo Grupo de Teatro Vitrine com um alusão ao ‘No Reino dos Doces’.

Valter Lobo encerra o Mercado de Natal deste ano com o concerto ‘Afazeres do Ser’, a partir das 21h30.

O Mercado de Natal, de entrada gratuita, encerra no dia 22 de Dezembro, às 23h00, estando aberto desde as 10h00. Nos restantes dias, abre às 14h00 e encerra à meia noite.

Exposição ‘A Minha Árvore de Natal’

O Mercado de Natal acolhe, também este ano, a Exposição ‘A minha Árvore de Natal’. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal às Juntas de Freguesia para, em parceria com as associações locais, escolas e centros de convívio decorassem uma Bola de Natal para ser exposta num árvore, ao longo do Mercado de Natal.

O objetivo é que cada freguesia do concelho se faça representar no Mercado de Natal com uma bola característica, que conte a história das suas gentes e tradições.

 

Programação de Janeiro

Em Janeiro, a programação continua. Já em 2019, no dia 5 de Janeiro, a Orquestra do Norte sobe ao palco do Teatro Cinema para o Concerto de Ano novo. Este concerto assume-se como uma homenagem a todos os dirigentes, e respetivas equipas, que se dedicam voluntariamente a fazer um trabalho comunitário nas associações culturais, recreativas, sociais e desportivas de Fafe.

As comemorações continuam, com o já tradicional Encontro de Reis das Escolas. As crianças atuam, no dia 11, no Pavilhão Multiusos de Fafe, e no Domingo, 13, decorre o Encontro de Cantadores de Reis das Freguesias, em vários pontos da cidade, com final no Pavilhão Multiusos.

A Fafe Cidade Natal encerra com o espetáculo de bailado ‘O Quebra Nozes’, com a presença em Fafe, mais uma vez, de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, que serão acompanhados pelos nossos bailarinos da Escola de Bailado de Fafe.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt