810_5418a.jpg
Mercado de Natal anima Fafe a partir de hoje

Foi inaugurado, esta manhã, o Mercado de Natal em Fafe. A tenda, instalada na Praça 25 de Abril, é uma das maiores atrações da Fafe Cidade Natal 2018 e conta com a presença de 18 expositores, em representação de diferentes áreas de atividade, desde os produtos regionais ao artesanato.

O Mercado é um espelho daquilo que se produz em Fafe, expondo produtos tradicionais e de comerciantes locais. No espaço, os visitantes podem comprar doces, compotas, vinhos, broa, bombons, artesanato e até a tradicional sandes de vitela assada à moda de Fafe.

A inauguração de hoje contou com a participação especial da Academia de Música José Atalaya e na ocasião, Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explicou que ‘procuramos nesta época natalícia, concentrar as atividades no centro da cidade, através de uma forma de apoio e promoção do comércio local. O Mercado de Natal é uma iniciativa que reúne o agrado de toda a população e dos comerciantes que vêm neste certame uma forma de animar a época, com várias atividades.

Por aqui vão passar cerca de 2000 crianças, com várias atividades durante o dia; à noite, há diversas atividades também para toda a família.

Esta é a 4ª edição do Mercado de Natal e acreditamos que é algo que os fafenses já não dispensam. Este ano, voltamos a contar com a participação de diversos produtores locais de diferentes áreas de atividade. As Freguesias voltaram a colaborar connosco, através da decoração de um enfeite de Natal depois colocado nesta Árvore. É uma forma de envolver as crianças e os seniores que ajudaram também na decoração desta bola de Natal.”

Também neste espaço vão ser dinamizadas várias atividades durante toda semana. É esperada a presença de mais de 2000 crianças nas iniciativas agendadas. Hoje, durante a manhã, vão ser vários os Ateliers a decorrer: ‘A minha música de Natal,’ da Academia de Música José Atalaya, ‘Uma Viagem pelos Clássicos de Dança’ da Escola de Bailado de Fafe, havendo ainda espaço, à tarde, para uma sessão de cinema, com o apoio do Cineclube de Fafe.

À noite, mantêm-se os tradicionais Encontros de Coros de Natal, que preenchem a programação, durante três dias, 19, 20 e 21 de dezembro.

A manhã do dia 20 de Dezembro é dedicada à literatura, com os ‘Contos Clássicos’ e ao Teatro com a peça de Miguel Torga, ‘Natal’. À tarde, para além de mais um atelier ‘O Meu Postal para o Pai Natal’, o Mercado de Natal é palco do habitual Baile Intergeracional de Natal, com uma oficina de dança, dinamizado pela Academia de Dança do Grupo Nun’Álvares.

No dia seguinte, para além dos Workshops de pintura e desenho, com a parceira do Projeto Café Cultural, o música fafense, Valter Lobo, dinamiza uma “Tarde com Música” sobre o seu percurso artístico e a importância da criatividade no diálogo entre as palavras e as pautas musicais.

No encerramento do Mercado de Natal, a 22 de Dezembro, o centro da cidade vai ser animado pelo 4.º Encontro de Pais Natal, a partir das 15h00, um momento promovido pelos Restauradores da Granja, ARCO – Santo Ovídio, Cercifaf, União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, ARO 27 e Leões do Ferro. A tarde vai ser dedicada à dança, numa parceria também com a Academia de Dança Nun’Álvares.

À tarde, na tenda instalada na Arcada, o Grupo Nun´Álvares apresenta um espetáculo de dança, ‘Loja de Brinquedos’, pela Academia de Dança, seguido, pelo Grupo de Teatro Vitrine com um alusão ao ‘No Reino dos Doces’.

Valter Lobo encerra o Mercado de Natal deste ano com o concerto ‘Afazeres do Ser’, a partir das 21h30.

O Mercado de Natal, de entrada gratuita, encerra no dia 22 de Dezembro, às 23h00, estando aberto desde as 10h00. Nos restantes dias, abre às 14h00 e encerra à meia noite.

Exposição ‘A Minha Árvore de Natal’

O Mercado de Natal acolhe, também este ano, a Exposição ‘A minha Árvore de Natal’. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal às Juntas de Freguesia para, em parceria com as associações locais, escolas e centros de convívio decorassem uma Bola de Natal para ser exposta num árvore, ao longo do Mercado de Natal.

O objetivo é que cada freguesia do concelho se faça representar no Mercado de Natal com uma bola característica, que conte a história das suas gentes e tradições.

Programação de Janeiro

Em Janeiro, a programação continua. Já em 2019, no dia 5 de Janeiro, a Orquestra do Norte sobe ao palco do Teatro Cinema para o Concerto de Ano novo. Este concerto assume-se como uma homenagem a todos os dirigentes, e respetivas equipas, que se dedicam voluntariamente a fazer um trabalho comunitário nas associações culturais, recreativas, sociais e desportivas de Fafe.

As comemorações continuam, com o já tradicional Encontro de Reis das Escolas. As crianças atuam, no dia 11, no Pavilhão Multiusos de Fafe, e no Domingo, 13, decorre o Encontro de Cantadores de Reis das Freguesias, em vários pontos da cidade, com final no Pavilhão Multiusos.

A Fafe Cidade Natal encerra com o espetáculo de bailado ‘O Quebra Nozes’, com a presença em Fafe, mais uma vez, de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, que serão acompanhados pelos nossos bailarinos da Escola de Bailado de Fafe.